Jane Ribeiro
03/06/2017 17:30 - Atualizado em 06/06/2017 14:46
Morar em um bairro considerado novo tem suas vantagens e desvantagens. E quem mora nos condomínios residenciais Recanto das Palmeiras, Partenon, Athenas, Dhama, Royal Boulevard e Nashville, além, do Shopping Boulevard e, também do acesso ao Parque Rodoviário não estão nada satisfeitos com a estrutura do local. O tráfego é intenso, falta sinalização, semáforo e outros benefícios. A Concessionária Autopista Fluminense, que administra a BR 101, disse que o projeto de engenharia para obras de melhoria e ampliação de capacidade de tráfego do trecho entre o antigo trevo do Índio e o Boulevard Shopping foi concluído e, atualmente, está em fase de análise e aprovação. Já o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) admite que o projeto apresentado pela Autopista, não vai atender às necessidades do trecho. O prefeito Rafael Diniz já esteve em Brasília discutindo o contorno da BR 101.
O síndico do condomínio Recanto dos Palmeiras, Dênis Sandrini de Souza, disse que os quase 5 mil moradores estão há anos com dificuldade de entrar e sair do condomínio. Segundo ele existe uma rua paralela a BR, que é de mão dupla, mas que ninguém obedece por causa do intenso fluxo de veículos que saem do Shopping. E a situação vai piorar a partir de amanhã.
— A partir de amanhã o período de carência do estacionamento pela rua das Palmeiras será suspenso das 16hs às 20hs. Nós moradores utilizávamos as dependências do Shopping como alternativa para fugir do engarrafamento e chegar às nossas casas. O Shopping alega um aumento do fluxo e que é por segurança. Só que essa determinação vai prejudicar muito os moradores que terão que pegar a BR — disse.
O sindico alega ainda que o problema poderia ser resolvido se houve boa vontade das autoridades. “Poderia diminuir o canteiro que tem próximo a pista e aumentar a rua alternativa, fazer uma rotatória, colocar um sinal de trânsito. Sinto que não há boa vontade. Então, juridicamente estamos tomando providências pra que algo seja feito o mais rápido possível”, conclui ele.
O empresário Fabiano Barbosa, morador do Recanto das Palmeiras, informou que o trânsito na área está cada vez pior.
— Temos sempre que nós estressar esperando boa vontade de quem está passando pela BR 101 para nós dar passagem. Fora que muitos pensam que a rua alternativa que tem próximo ao Shopping, e faz ligação com o condomínio, é mão única. Quem vem do outro lado, geralmente moradores, não tem vez — informou o empresário.
No final do mês de março O prefeito Rafael Diniz esteve em Brasília para buscar parcerias para Campos. Entre os assuntos debatidos, o contorno da BR 101. Ficou definido que o trecho da duplicação irá mais à frente, evitando transtornos na localidade, que irá ser urbanizada ainda mais. Outro ponto discutido foram as questões relacionadas ao acesso da BR, do Aeroporto Bartolomeu Lysandro, da rodoviária Shopping Estrada, além da duplicação do trecho entre o Shopping Estrada e a ponte General Dutra.
IMTT discorda de projeto de adequação
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) admite que o projeto apresentado pela Autopista, não vai atender às necessidades do trecho. Em nota, o IMTT informou que pretende alterar os elementos iniciais do projeto apresentado pela Autopista, — que se inicia em Ururai e termina no Parque Rodoviário — com comprometimento a mobilidade em equipamentos urbanos importantes. O IMTT ainda considera a necessidade de um novo acesso ao Parque Leopoldina, como alternativa necessária, que estaria inicialmente no alinhamento das Ruas Lions Clube e Miranda Pinto, onde interceptariam a Avenida Dr. Sílvio Bastos Tavares (Estrada do Contorno), com um dispositivo de retorno e conexão viária, que pode ser uma rotatória.
A nota lembra ainda que, a BR 101 dentro do município traz fronteiras inadequadas, causadoras de problema urbanístico, até histórico, como o caso do Parque Rodoviário, que nunca foi encarado, ou é determinante na mudança de uso, significativa, como ao longo da Rua Espírito Santo. Estamos em uma fase preliminar, sem perdas para o reconhecimento da importância da intervenção. A participação do município é de liderar este processo, pois cabe a ele ser o planejador e avaliador do uso e ocupação do solo, especialmente os casos relacionados a segregação socio-espacial, que é, também, indutora da desigualdade social.
Autopista aguarda aprovação da ANTT
Sobre o Parque Rodoviário, a Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR 101, informou que o projeto de engenharia para obras de melhoria e ampliação de capacidade de tráfego do trecho entre a rotatória na entrada da cidade, popularmente chamada de Trevo do Índio e o Boulevard Shopping foi concluído e, atualmente, encontra-se em fase de análise e aprovação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). As intervenções, segundo a concessionária, terão início tão logo o projeto seja aprovado pelos órgãos competentes.
Sobre as demais intervenções citadas para o trecho urbano de Campos, a Autopista Fluminense informou que se tratam de obras não previstas inicialmente no contrato de concessão, uma vez que será construído o Contorno Rodoviário de Campos, projeto ao qual está sob revisão na ANTT após solicitação da prefeitura do município. Uma das soluções propostas na reunião entre as autoridades envolvidas na resolução do problema, na sede do IMTT trata-se do prolongamento do projeto de melhoria e ampliação de capacidade de tráfego do trecho entre o trevo do Índio e o Boulevard Shopping até a rua Conselheiro Thomaz Coelho. Demandas locais podem ser submetidas pela prefeitura à ANTT, conforme mencionado na reunião.