Paula Vigneron, Ana Laura Ribeiro e Camilla Silva
17/03/2017 08:57 - Atualizado em 18/03/2017 16:57
Campos tem o primeiro caso suspeito de febre amarela. Uma jovem de 18 anos, moradora da localidade de Caxeta, em Ibitioca, estava internada no Hospital Geral de Guarus (HGG) até a manhã desta sexta com sintomas parecidos da doença, mas já recebeu alta. A informação foi confirmada durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira, pela diretora de Vigilância em Saúde do município, Andréya Moreira, e também pela secretaria de Estado de Saúde (SES). O material para exame foi recolhido e encaminhado para laboratório no Rio de Janeiro. Andréya também confirmou que o exame de um dos quatro macacos encontrados mortos em Rio Preto, próximo ao Parque Estadual do Desengano, no dia 2 de março, teve resultado positivo para a doença.
Diante dos novos fatos, o município antecipou para este sábado o início da vacinação de toda a população. Nesta sexta, a secretaria de Estado de Saúde anunciou uma nova ampliação da área de vacinação no Rio de Janeiro e incluiu as cidades de São João da Barra, Quissamã e Carapebus no bloqueio. Em Campos, haverá vacinação sábado e domingo, das 8h às 16h, na Fundação Rural de Campos, na Pecuária; Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB), no Centro; Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); na Vila Olímpica do Parque Guarus; Ciep de Travessão; e na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha, com número ilimitado de doses.
Durante a próxima semana, além desses lugares, outros 11 postos realizarão a imunização: Centro de Saúde, Centro de Saúde de Guarus, CRTCA I, CTRCA II, Hospital São José, UBS do Jóquei, UBS Alair Ferreira, UBS Ururaí, UBS Travessão, UBS Farol e UBS Penha, no mesmo horário. É preciso que o paciente leve comprovante de residência e cartão de vacinação.
Em Rio Preto, de acordo com a diretora Andréya Moreira, aproximadamente 2.500 pessoas foram vacinadas até o momento, representando cerca de 80% dos moradores. Nesta sexta, a imunização começou no distrito de Ibitioca, onde a ação será retomada na segunda-feira. Neste domingo será a vez dos moradores de Sentinela do Imbé serem vacinados.
A secretaria de Estado de Saúde anunciou, nesta sexta, a ampliação do número de cidades que terão a antecipação da imunização total da população. São João da Barra, Quissamã, Carapebus e outros cinco municípios da Região dos Lagos foram incluídos na ação. Onze cidades das regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense também vão ter a vacinação antecipada para começar neste domingo depois que um macaco morto com suspeita de febre amarela foi encontrado em Juiz de Fora, Minas Gerais, próximo da divisa com o Rio de Janeiro.
Em SJB, a imunização vai acontecer a partir deste sábado, das 9h às 17h, na Unidade de Saúde Felix de Sá (sede do município) e nas unidades 24h do Açu, Barcelos e Grussaí.
A secretaria de Saúde de Macaé informou que, até sexta, 80 mil doses da vacina foram aplicadas no município e que a força-tarefa continua durante este final de semana. Ao todo, dez postos atendem a população, sendo seis deles 24 horas por dias.
Mobilização contra o Aedes aegypti
O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos, Jorgeamado de Almeida, informou que o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegyti foi de 1,5% no município, o que segundo ele é considerado risco médio. Este ano, o CCZ já visitou 21.060 imóveis e eliminou 334 focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela (na área urbana). Neste sábado (18), o CCZ realiza o Dia D de combate ao mosquito. Cerca de 200 agentes de endemias estarão na área central de Campos fazendo um trabalho corpo a corpo de conscientização da população, das 8h às 12h.
Segundo Jorgeamado, um stand será montado no Boulevard Francisco de Paula Carneiro (calçadão), no Centro, e os agentes também estarão na Pelinca e nas imediações do Mercado Municipal e do Shopping Popular Michel Haddad.