Na fila de espera por uma prótese de colo de fêmur há mais de um ano, uma idosa internada no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, teve quadro clínico agravado e foi parar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Familiares responsabilizaram a demora na cirurgia pela piora do estado de saúde de Leilda Ferreira Rangel, 68 anos. Essa não é a primeira vez que a Folha da Manhã mostra o problema. Em novembro, Maria Magdalena Rosa de Andrade, 78 anos, estava internada no HFM havia um mês na espera da prótese e os parentes disseram estar apreensivos com a falta de previsão para a chegada do material.
Preocupados com a saúde de Leilda, os próprios funcionários do hospital denunciaram o caso. Claudecir da Hora Ribeiro, 43 anos, contou que trabalha há oito anos no setor de ortopedia e traumatologia do HFM e falou que a piora no quadro da paciente foi ocasionada pela demora na cirurgia. Segundo ele, a colocação da prótese de colo de fêmur foi indicada para Leilda há um ano e dois meses.
Na tentativa de chamar a atenção das autoridades, Claudecir registrou em vídeo o pedido de socorro da paciente na UTI. Na gravação, Leilda aparece dizendo: “Não aguento mais, prefiro morrer!”. O auxiliar de enfermagem contou que após a gravação, passou a sofrer retaliações no hospital, e chegou a ser impedido de acessar o setor onde trabalha. “As pessoas estão morrendo aqui por causa do tempo de espera por cirurgias. E isso tem que ter um basta”, disse Claudecir.
De acordo com o filho de Leilda, Marcos Ferreira Rangel, 49 anos, a primeira internação da mãe aconteceu em 19 de setembro de 2015, após uma queda. “Ela precisa de uma prótese de colo de fêmur que a Prefeitura alega não ter. Em maio ela chegou a ser transferida para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, em São Paulo, mas, também por falta de material, ela não foi operada e voltou para cá. Agora ela pegou uma bactéria e foi para a UTI”, contou Marcos.
A equipe de reportagem tentou contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com a direção do HFM, mas não obteve resposta.