Solar do Colégio e Arquivo Público Municipal
/
Foto: Rodrigo Silveira
Antes tarde
Entre cobranças e muita burocracia, mais um passo foi dado no processo que visa à recuperação do Solar do Colégio, na localidade de Tócos, em Campos. Tutora dos R$ 20 milhões destinados pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para restaurar o prédio histórico, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) abriu nessa quarta-feira (4) um edital para empresas de arquitetura e engenharia interessadas em elaborar o projeto executivo da obra. O valor de contratação está estimado em R$ 831.669,44. A informação foi publicada, em primeira mão, no blog do Matheus Berriel, na Folha 1. De acordo com o edital, serão recebidas propostas até as 14h do próximo dia 19. A sessão de lances está marcada para a mesma data, às 15h, e a definição se dará pelo critério de menor preço global. As informações completas estão disponíveis no site da UENF.
Patrimônio
Construído pelos jesuítas entre 1652 e 1690, o Solar do Colégio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1946. Foi desapropriado pelo Governo do Estado em 1977, sendo posteriormente doado à Prefeitura de Campos, que instalou no local o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em 2001. Daí que a importância do solar não está apenas no fato de ser um dos prédios mais antigos do Norte Fluminense. Lá estão abrigados raros acervos documentais de toda a região, reféns da falta de manutenção e das chuvas, que costumeiramente molham o interior de cômodos do imóvel.
Secretariado
A menos de um mês de iniciar seu segundo mandato, o prefeito Wladimir Garotinho dá indicações da formação de seu secretariado. Nessa sexta-feira (6), ele anunciou o convite ao ex-deputado federal Caio Vianna (PSD) para assumir a secretaria de Governo em 2025. Adversários na eleição municipal de 2020, os dois caminharam juntos no pleito deste ano, com Caio apoiando a reeleição de Wladimir. “Hoje tive uma boa e longa conversa com Caio Vianna, que foi muito correto comigo e muito importante na eleição que nos fez o prefeito mais votado da história de Campos. Fiz o convite para que ele assuma a secretaria de Governo no novo ciclo que se inicia a partir de 2025”, escreveu o prefeito.
Silvinho busca vice-presidência
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campos não se finda apenas na escolha do presidente. Em paralelo, a menos de um mês para a escolha, surgem candidatos favoritos para ocupar os principais cargos. Depois de o vereador Fred Rangel (PP) ter conquistado apoios necessários para se eleger presidente, Silvinho Martins (MDB) desponta como forte candidato à vice-presidência da Mesa Diretora. A eleição será realizada no dia 1º de janeiro, quando ocorrerá a solenidade de posse dos eleitos na Câmara de Vereadores e do prefeito e vice-prefeito. Os eleitos para a presidência da Câmara estarão atuando no comando do Legislativo no primeiro biênio 2025/2026.
Apoio de Wladimir e Frederico
Reeleito com 3.904 votos no último pleito, em outubro passado, e indo para o terceiro mandato no Legislativo campista, o vereador Silvinho Martins, que é filho da ex-vereadora Maria da Penha Martins, afirmou que está trabalhando junto à base do governo municipal para ser candidato à vice-presidência da Câmara de Vereadores. “Tenho o apoio do vice-prefeito de Campos (Frederico Paes) e também do prefeito (Wladimir Garotinho) para que eu continue avançando nesse sentido”, afirmou Silvinho.
Sem atendimento
No último dia de adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Campos (Refis) 2024, contribuintes tiveram dificuldades de atendimento na sede da secretaria de Fazenda durante a tarde, devido a problemas no sistema causados por um incêndio em uma loja no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, que deixou parte da região sem energia elétrica e internet. A Fazenda, entretanto, garantiu que, apesar de não haver prorrogação do prazo, quem estava na secretaria no momento do incidente não será prejudicado, já que recebeu uma senha que vai garantir o atendimento especificamente na segunda-feira (9).
Oportunidade
A concessionária Águas do Paraíba está promovendo a campanha “13º na mão”, válida até 31 de dezembro, para facilitar a quitação ou renegociação de dívidas com mais de 90 dias de atraso. A ação oferece descontos de até 65% nas opções de pagamento à vista ou parcelado no cartão de crédito, além de isenção de juros, multas e tarifa de religação. Segundo a empresa, os clientes também terão acesso a condições exclusivas, como maior flexibilidade nas propostas e descontos personalizados, ajustados ao perfil de cada dívida. A campanha busca atender às necessidades específicas dos consumidores e estimular a regularização financeira neste final de ano. Interessados podem procurar os canais de atendimento da Águas do Paraíba para mais informações e adesão.
Reforço à luta
O Ministério das Mulheres está divulgando uma cartilha do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, produzida em parceria com a ONU Mulheres, com o objetivo de prevenir todas as formas de violência de gênero, discriminação e misoginia contra meninas e mulheres, por meio da implementação de ações governamentais em diferentes setores. Dividido em quatro partes, o guia mostra o cenário da violência contra as mulheres no Brasil, relatando o histórico das políticas de enfrentamento ao problema e traz explicações sobre estereótipos de gênero, empoderamento e características da violência baseada em gênero. A cartilha também identifica e explica quais os tipos mais frequentes de violência contra mulheres, quais são as características primárias e secundárias das agressões baseadas em gênero e quais as diferenças entre os tipos de feminicídio.
Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto