Alan de Grussaí: 'União é forte para a presidência da Câmara'
O presidente da Câmara de São João da Barra, vereador reeleito Alan de Grussaí (União), foi o entrevistado do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, dessa terça-feira (19). Reeleito com 2.340 votos, ele se prepara para a disputa para mais um biênio na presidência da Câmara e diz que conta com o apoio da prefeita reeleita Carla Caputi (União) e o vice-prefeito eleito Chico da Quixaba. O parlamentar destacou que, embora todos tenham o direito de se colocar à presidência do Legislativo sanjoanense, o União Brasil, seu partido, sai forte para conseguir conquistar a função. Alan também fez um balanço de sua gestão como presidente da Câmara e também sobre o resultado das urnas, tanto da eleição proporcional quanto da eleição majoritária, que deu vitória a Carla Caputi com 25.695 votos (77,76%). Ele também falou sobre sua relação com a ex-prefeita e atual deputada estadual Carla Machado (PT) ao comentar que ele não tem uma ligação muito próxima com a petista, assim como tem com a atual prefeita. O vereador analisou, ainda, o desempenho do candidato de oposição Danilo Barreto (Novo), que obteve 7.351 votos. Sobre isso, Alan destacou que esse resultado não assustou o governo, pois já era um número esperado em consideração à votação da oposição de SJB em eleições passadas.
Resultado das urnas — “Eu que fui eleito em 2020 com 1.220 votos e agora em 2024, eu fui reeleito com 2.340 votos, quase que dobrei minha votação, praticamente dobrei. E é um sinal de um trabalho que está sendo bem feito. É um trabalho diário que eu faço, é um bom serviço prestado a nossa comunidade. Porque ninguém é, nós estamos. Então a gente tem que aproveitar a oportunidade que o povo nos concedeu, confiou na gente para a gente fazer o melhor e nada melhor do que mostrar nas urnas. É essa votação é linda, maravilhosa, e um trabalho reconhecido de quarto anos e tem muita coisa boa ainda por vir pela frente. As urnas falam a verdade, não tem como questionar e o grupo é bom. A gente sabe que sozinho não conseguimos fazer nada, não conseguimos chegar a lugar nenhum e agradecendo a todos colaboradores, militância, amigos, minha família, porque a família base, esteio de tudo e está aí o resultado belíssimo na votação e cria mais responsabilidades. Porque dobrando a votação, é sinal que nós temos que trabalhar muito mais para a nossa população”.
Vitória de Caputi — “É o sinal do resultado, do trabalho, da dedicação, do zelo com o município de São João da Barra e o resultado é incontestável, o resultado da nossa prefeita Carla Caputi. Isso aí é o reconhecimento da população, a entrega da prefeita. Ela que está há dois anos e meio à frente do Poder Executivo, como que São João da Barra evoluiu nesse período e o reconhecimento vem nas urnas, essa votação belíssima. Só para arredondar foi 25 (mil) e a oposição 7.000 votos. Então essa diferença é o resultado do trabalho da prefeita, de todo staff administrativo que ela montou. Ela, que é uma prefeita do diálogo, é uma prefeita que trabalha diariamente e eu sou testemunha porque além de tudo, ela é minha amiga”.
Campanha — “Porque a gente andava na rua é suave pedir o voto para prefeita, ela que dá atenção a todo mundo, trabalha diariamente. E nada mais justo que a população dá mais quatro anos, que eu tenho certeza que a prefeitura está em boas mãos e ela foi muito feliz em escolher Chico da Quixaba como seu vice. Chico que já foi vice, que tem uma história dentro de São João da Barra e irá ajudar muito ela no 5º Distrito, na subprefeitura, na secretaria de Agricultura, que ele é um produtor, agricultor. E vai somar muito para a prefeita Carla Caputi, porque nesse período de dois anos e meio ela não teve vice porque ela era vice”.
Herança de governo — “Por isso que eu falo que em dois anos e meio ela transformou a cidade. Realmente, quando ela asumiu o Poder Executivo, no início de 2022, tinham mais de R$ 200 milhões em caixa, mas com toda a sinceridade, não adianta você ter dinheiro em caixa e a sua lâmpada não está funcionando na cozinha, a sua porta do banheiro não está fechando, a sua casa não tem energia, a sua torneira não tem água. Então não adianta ter dinheiro em caixa se está faltando tudo dentro da sua casa. Quando ela assumiu ela priorizou muito a iluminação pública, que ela licitou, que a gente tinha muita reclamação. Mais da metade da iluminação nossa, braços de luz, estavam apagados e reclamação diária. O básico estava faltando, então não adiantava ter aqueles milhões em caixa e está faltando tudo. E depois que a prefeita Carla Caputi assumiu o Poder Executivo é outra realidade. Lógico, precisa fazer muita coisa. Hoje eu acredito que a Prefeitura não tenha R$ 200 milhões em caixa, mas o básico está sendo bem feito, com muito zelo, com muito carinho. A prefeita é muito responsável com as contas do município”.
Desempenho de Danilo Barreto — “O voto da oposição é natural em São João da Barra. Se nós buscarmos as últimas cinco eleições municipais, oposição sempre faz 7, 8 ou 9 mil votos. Isso desde 2008. É um voto natural de oposição, não desmerecendo o candidato Danilo, é uma bela votação. Quero parabenizá-lo. Mas é um voto natural da oposição. Eu acho que, exemplo, se fosse ali o vereador Elísio, como ele tinha um projeto de sair candidato, esse número poderia até estender mais, com apoio do Bacellar, que o vereador Elísio é ligado ao grupo Bacellar. Mas é um voto natural, o voto de oposição, de 7 a 9 mil votos, é um voto já natural da oposição de São João da Barra Nas últimas cinco eleições municipais, foi essa meta. E lógico que o Danilo, o desempenho foi bom, porque nunca teve cargo eletivo, nunca participou de gestão pública dentro do município e se colocou o nome, com muita vontade de fazer política e está aí o resultado. Mas o resultado que nunca assustou o governo, porque a gente já sabia, uma votação já esperada de oposição e que bom que tem oposição porque dá mais opção ao eleitor, de fazer a sua escolha”.
Eleição da Mesa Diretora — “União Brasil é o partido da majoritária da nossa prefeita Carla Caputi. Foram eleitos cinco vereadores. Lógico que ajuda muito na proporção, cinco vereadores na totalidade de 13, mais de 1/3. Lógico que quem vota são os vereadores, mas eu acho que vai sair do União Brasil o presidente. Eu sou candidato a presidência da Câmara, mas também tem os companheiros que almejam o cargo, como vereador Júlio Monteiro, que foi o mais votado, uma votação maravilhosa dele. Então o vereador Julinho Peixoto e tem dois de primeiro mandato, que é o Rommenik e o Rodrigo Machado, mas também ambos que têm todo o seu direito de almejar a presidência da Câmara. Porque eu fui eleito presidente da Câmara no meu primeiro mandato, então nada disso impede. Mas o União Brasil sai muito forte para pegar a presidência da Câmara”.
Preferência de Carla — “A gente conversa nos bastidores, mas nem tudo é verdade. Se a gente der ouvido a todo o burburinho nos corredores, nos bastidores, nos gabinetes. Porque a eleição da Mesa é a eleição que eu acho até mais difícil do que a eleição de vereador, porque você está lidando com seus pares. Em relação a deputada Carla Machado, eu posso não ser o preferido dela, mas ela sabe a responsabilidade, o zelo e o carinho que eu tenho com a prefeita Carla Caputi e com o nosso município, porque lá atrás eu não era o preferido. Agora também com certeza dela eu não sou. Mas ela sabe se vier eu ser eleito novamente, nada muda. A gente sabe que nós temos as nossas preferências, às vezes até na nossa casa. Quando a gente pede uma pizza, nós que somos casados. A mulher pede a pizza até diferente da que a gente gosta, mas é melhor pedir meio e meio. Mas enfim, tem preferências, mas eu sou grupo, eu sou o vereador do diálogo. Eu me coloco como presidente, como candidato a presidente novamente para o próximo biênio, pelo que eu tenho feito, venho fazendo para o município, com muita responsabilidade, com muita transparência. Ajudando o Governo, dando governabilidade junto com os pares, porque ninguém sozinho faz nada”.
Articulações — “Tudo que a gente trata, a gente cumpre. Nunca coloquei em perigo a governabilidade. Combinado que a gente tem com o grupo politico. Porque eu participo, eu sou do grupo da prefeita Carla Caputi e esse relacionamento com a deputada, porque às vezes eu não sou da preferência dela porque eu nunca tive muito vínculo com ela. Eu nunca fui secretário, nunca fui sub, nunca participei da administração pública. Às vezes isso pode afastar a gente um do outro porque não me conhece tanto. A gente não tem tanto relacionamento, mas já diferentemente com a prefeita Carla Caputi eu não preciso provar nada daquilo que a gente vem fazendo. Está aí a governabilidade, a transparência, a dedicação, o zelo, ajudando muito o nosso município junto com os pares. As votações foram todas unânimes, os nove votos, mas não é o vereador, o presidente Alan, é o grupo. Eu participo do grupo da prefeita Carla Caputi”.
Apoios — “Eu conto muito com apoio da prefeita Carla Caputi por essa parceria. Porque eu acho que time que está ganhando, não se mexe. E eu tenho mostrado isso no dia a dia. Eu tenho apoio também do vice-prefeito eleito Chico da Quixaba. Porque eu junto com Chico, que é o líder do governo, e o vereador Kaká que está indo para o seu quarto mandato, nós trouxemos equilíbrio para o governo. Eu acho que essa parceria tem que continuar, poderia muito continuar no próximo biênio. Lógico que a gente tem a hierarquia, a nossa líder, e eu respeito muito a prefeita Carla Caputi. E eu conto com a ajuda dela. Eu eu poderia hoje ter aqui oito votos para presidente, mas eu não vou fazer nada sem falar com ela. Porque não adianta, eu sozinho não vou chegar a lugar nenhum e eu preciso muito dela, do vice-prefeito em alinhamento para a gente dar continuidade a esse trabalho maravilhoso que São João da Barra vem fazendo. A prefeita no Executivo e eu no Legislativo”.
Expectativa — “Eu me coloco à disposição dos vereadores e, principalmente da prefeita e do nosso vice, porque a entrega eles não têm dúvida que a Câmara, se continuar na minha gestão, vai estar em boas mãos. Assim que eu conto, com a ajuda dos pares também, porque eu tenho um diálogo com todos os vereadores. Não tenho problema com ninguém. Mas só que eu tenho uma líder que é a prefeita Carla Caputi e conto muito com a ajuda da prefeita e do Chico da Quixaba, nosso vice para eu ser eleito presidente novamente”.
Relação com Carla Machado — “Eu não conversei com a deputada depois das eleições, a gente sempre se encontrava nos comícios, nas reuniões. A gente se fala, não tenho problema algum, só que nós não somos próximos. Nós não temos intimidade, é diferentemente eu com a prefeita Carla Caputi, eu vou na casa da prefeita, ela vai na minha casa, almoça, sou muito amigo do pai dela, da família toda. Minha primeira oportunidade na vida pública quem me deu foi o Caputi, pai da prefeita, em 2005, ele me colocou no apoio da Guarda Municipal”.
Projetos — “Tem muita coisa a ser realizada ainda que eu gostaria de realizar como presidente, como gestor, eu que estou só há cinco meses, então eu acho que eu merecia. Além de tudo, além da boa gestão que a gente vem fazendo, de continuar ali por mais um biênio, pelo menos para gente concretizar aquele feito histórico, porque a Câmara é uma casa do povo, é aonde estão os vereadores com todos seus gabinetes para receber seus assessores, a população. E eu merecia muito ali continuar porque é uma obra que foi na minha presidência. Me dediquei muito, saindo dali 11 horas da noite, meia-noite para a gente inaugurar em tempo hábil. Porque a gente entra em período eleitoral que a gente não poderia inaugurar. E está aquele prédio maravilhoso, tem muita coisa a fazer ainda. Eu acho que a prefeita poderia olhar com carinho. Eu tenho certeza que ela está olhando com carinho. Eu tenho certeza que ela não tem dúvida na minha lealdade a ela, a minha parceria. E a gente é uma dupla que está dando certo. O Executivo e Legislativo estão voando dentro de São João da Barra. Eu poderia ter 8 votos ou 10, mas eu não vou tomar nenhuma atitude sem falar primeiro com a minha líder Carla Caputi”.
Balanço — “O biênio que eu estou à frente, que termina dia 31 de dezembro, passa rápido porque nós tivemos a inauguração daquele prédio com mais de 2.000 m². Deu muito trabalho. Temos a questão da gestão, fizemos o concurso público. Realizamos muitas coisas, vamos dar início agora na escola legislativa, que foi aprovada. Então tem muita coisa ainda que eu gostaria de fazer enquanto presidente que não deu tempo de fazer porque dois anos passa muito rápido. E teve eleição nesse período, praticamente três meses você fica só envolvido com a eleição. Essa legislatura ficou marcada pela emendas impositivas que nós colocamos em 2021. Tivemos ali projetos maravilhosos, que passou pela Câmara junto com a nossa prefeita Carla Caputi, a prefeita do diálogo”.
Avanços — “Eu acho que essa legislatura em quatro anos avançou 40 anos porque muita coisa boa foi feita. Imagine um prédio novo daquele? Foi nessa legislatura. As emendas impositivas foram criada nessa legislatura, aumentos de cadeira nessa legislatura, desmembramento das secretarias nessa legislatura, escola legislativa. Então 9 vereadores, a gente imagina que as próximas serão ainda melhores, com 13 são mais cabeças, são mais uns jovens ali com com inspiração para fazer sempre o melhor, novas idéias e São João da Barra está em pleno progresso, em pleno desenvolvimento”.
Futuro — “Nós temos que pensar muito no futuro da nossa cidade. O que que vai ser São João da Barra daqui a 10 anos. Pensar no todo, do básico ao trânsito. Nós temos que ver a questão do saneamento básico, da água potável. Estamos lá para licitar. Tem um estudo lá que a Cedae vai entregar. Tem a mobilidade urbana, o prolongamento. Já fiz esse pedido na Câmara, da Avenida Liberdade interligando a Chapéu de Sol. Nós temos que pensar no futuro da nossa cidade. São João da Barra está crescendo bastante. Tem muita coisa boa por fazer, tem muitos projetos, por isso que eu conto com a nossa prefeita Carla Caputi, com o nosso vice. Não é questão de vaidade. Quem tem projeto, tem que ter oportunidade, não só por vaidade, mas para executar aquilo que está no papel”.
2026 — “Por enquanto, nós não temos projeto para 26. Eu estou focado mesmo na eleição da Mesa. Tem muitos projetos para a gente dar continuidade em 25, muitas obras que a gente precisa tirar do papel, ajudar a nossa prefeita na administração pública. E eu estou empenhado de estar representando cada voto recebido nas urnas e que São João da Barra espera da gente, para a gente sempre fazer o melhor, não trabalhar só em período eleitoral, trabalho todos os dias. Todos os dias eu estou na Câmara, na rua, ouvindo as pessoas, levando a demanda para o Poder Executivo. E temos que escutar nossa prefeita também, Carla Caputi, qual o projeto dela para 26, para a gente estar ali debatendo. Porque como a gente sempre fala, sozinho nós não fazemos nada e ela tem um grupo”.
Vitória de Caputi — “É o sinal do resultado, do trabalho, da dedicação, do zelo com o município de São João da Barra e o resultado é incontestável, o resultado da nossa prefeita Carla Caputi. Isso aí é o reconhecimento da população, a entrega da prefeita. Ela que está há dois anos e meio à frente do Poder Executivo, como que São João da Barra evoluiu nesse período e o reconhecimento vem nas urnas, essa votação belíssima. Só para arredondar foi 25 (mil) e a oposição 7.000 votos. Então essa diferença é o resultado do trabalho da prefeita, de todo staff administrativo que ela montou. Ela, que é uma prefeita do diálogo, é uma prefeita que trabalha diariamente e eu sou testemunha porque além de tudo, ela é minha amiga”.
Campanha — “Porque a gente andava na rua é suave pedir o voto para prefeita, ela que dá atenção a todo mundo, trabalha diariamente. E nada mais justo que a população dá mais quatro anos, que eu tenho certeza que a prefeitura está em boas mãos e ela foi muito feliz em escolher Chico da Quixaba como seu vice. Chico que já foi vice, que tem uma história dentro de São João da Barra e irá ajudar muito ela no 5º Distrito, na subprefeitura, na secretaria de Agricultura, que ele é um produtor, agricultor. E vai somar muito para a prefeita Carla Caputi, porque nesse período de dois anos e meio ela não teve vice porque ela era vice”.
Herança de governo — “Por isso que eu falo que em dois anos e meio ela transformou a cidade. Realmente, quando ela asumiu o Poder Executivo, no início de 2022, tinham mais de R$ 200 milhões em caixa, mas com toda a sinceridade, não adianta você ter dinheiro em caixa e a sua lâmpada não está funcionando na cozinha, a sua porta do banheiro não está fechando, a sua casa não tem energia, a sua torneira não tem água. Então não adianta ter dinheiro em caixa se está faltando tudo dentro da sua casa. Quando ela assumiu ela priorizou muito a iluminação pública, que ela licitou, que a gente tinha muita reclamação. Mais da metade da iluminação nossa, braços de luz, estavam apagados e reclamação diária. O básico estava faltando, então não adiantava ter aqueles milhões em caixa e está faltando tudo. E depois que a prefeita Carla Caputi assumiu o Poder Executivo é outra realidade. Lógico, precisa fazer muita coisa. Hoje eu acredito que a Prefeitura não tenha R$ 200 milhões em caixa, mas o básico está sendo bem feito, com muito zelo, com muito carinho. A prefeita é muito responsável com as contas do município”.
Desempenho de Danilo Barreto — “O voto da oposição é natural em São João da Barra. Se nós buscarmos as últimas cinco eleições municipais, oposição sempre faz 7, 8 ou 9 mil votos. Isso desde 2008. É um voto natural de oposição, não desmerecendo o candidato Danilo, é uma bela votação. Quero parabenizá-lo. Mas é um voto natural da oposição. Eu acho que, exemplo, se fosse ali o vereador Elísio, como ele tinha um projeto de sair candidato, esse número poderia até estender mais, com apoio do Bacellar, que o vereador Elísio é ligado ao grupo Bacellar. Mas é um voto natural, o voto de oposição, de 7 a 9 mil votos, é um voto já natural da oposição de São João da Barra Nas últimas cinco eleições municipais, foi essa meta. E lógico que o Danilo, o desempenho foi bom, porque nunca teve cargo eletivo, nunca participou de gestão pública dentro do município e se colocou o nome, com muita vontade de fazer política e está aí o resultado. Mas o resultado que nunca assustou o governo, porque a gente já sabia, uma votação já esperada de oposição e que bom que tem oposição porque dá mais opção ao eleitor, de fazer a sua escolha”.
Eleição da Mesa Diretora — “União Brasil é o partido da majoritária da nossa prefeita Carla Caputi. Foram eleitos cinco vereadores. Lógico que ajuda muito na proporção, cinco vereadores na totalidade de 13, mais de 1/3. Lógico que quem vota são os vereadores, mas eu acho que vai sair do União Brasil o presidente. Eu sou candidato a presidência da Câmara, mas também tem os companheiros que almejam o cargo, como vereador Júlio Monteiro, que foi o mais votado, uma votação maravilhosa dele. Então o vereador Julinho Peixoto e tem dois de primeiro mandato, que é o Rommenik e o Rodrigo Machado, mas também ambos que têm todo o seu direito de almejar a presidência da Câmara. Porque eu fui eleito presidente da Câmara no meu primeiro mandato, então nada disso impede. Mas o União Brasil sai muito forte para pegar a presidência da Câmara”.
Preferência de Carla — “A gente conversa nos bastidores, mas nem tudo é verdade. Se a gente der ouvido a todo o burburinho nos corredores, nos bastidores, nos gabinetes. Porque a eleição da Mesa é a eleição que eu acho até mais difícil do que a eleição de vereador, porque você está lidando com seus pares. Em relação a deputada Carla Machado, eu posso não ser o preferido dela, mas ela sabe a responsabilidade, o zelo e o carinho que eu tenho com a prefeita Carla Caputi e com o nosso município, porque lá atrás eu não era o preferido. Agora também com certeza dela eu não sou. Mas ela sabe se vier eu ser eleito novamente, nada muda. A gente sabe que nós temos as nossas preferências, às vezes até na nossa casa. Quando a gente pede uma pizza, nós que somos casados. A mulher pede a pizza até diferente da que a gente gosta, mas é melhor pedir meio e meio. Mas enfim, tem preferências, mas eu sou grupo, eu sou o vereador do diálogo. Eu me coloco como presidente, como candidato a presidente novamente para o próximo biênio, pelo que eu tenho feito, venho fazendo para o município, com muita responsabilidade, com muita transparência. Ajudando o Governo, dando governabilidade junto com os pares, porque ninguém sozinho faz nada”.
Articulações — “Tudo que a gente trata, a gente cumpre. Nunca coloquei em perigo a governabilidade. Combinado que a gente tem com o grupo politico. Porque eu participo, eu sou do grupo da prefeita Carla Caputi e esse relacionamento com a deputada, porque às vezes eu não sou da preferência dela porque eu nunca tive muito vínculo com ela. Eu nunca fui secretário, nunca fui sub, nunca participei da administração pública. Às vezes isso pode afastar a gente um do outro porque não me conhece tanto. A gente não tem tanto relacionamento, mas já diferentemente com a prefeita Carla Caputi eu não preciso provar nada daquilo que a gente vem fazendo. Está aí a governabilidade, a transparência, a dedicação, o zelo, ajudando muito o nosso município junto com os pares. As votações foram todas unânimes, os nove votos, mas não é o vereador, o presidente Alan, é o grupo. Eu participo do grupo da prefeita Carla Caputi”.
Apoios — “Eu conto muito com apoio da prefeita Carla Caputi por essa parceria. Porque eu acho que time que está ganhando, não se mexe. E eu tenho mostrado isso no dia a dia. Eu tenho apoio também do vice-prefeito eleito Chico da Quixaba. Porque eu junto com Chico, que é o líder do governo, e o vereador Kaká que está indo para o seu quarto mandato, nós trouxemos equilíbrio para o governo. Eu acho que essa parceria tem que continuar, poderia muito continuar no próximo biênio. Lógico que a gente tem a hierarquia, a nossa líder, e eu respeito muito a prefeita Carla Caputi. E eu conto com a ajuda dela. Eu eu poderia hoje ter aqui oito votos para presidente, mas eu não vou fazer nada sem falar com ela. Porque não adianta, eu sozinho não vou chegar a lugar nenhum e eu preciso muito dela, do vice-prefeito em alinhamento para a gente dar continuidade a esse trabalho maravilhoso que São João da Barra vem fazendo. A prefeita no Executivo e eu no Legislativo”.
Expectativa — “Eu me coloco à disposição dos vereadores e, principalmente da prefeita e do nosso vice, porque a entrega eles não têm dúvida que a Câmara, se continuar na minha gestão, vai estar em boas mãos. Assim que eu conto, com a ajuda dos pares também, porque eu tenho um diálogo com todos os vereadores. Não tenho problema com ninguém. Mas só que eu tenho uma líder que é a prefeita Carla Caputi e conto muito com a ajuda da prefeita e do Chico da Quixaba, nosso vice para eu ser eleito presidente novamente”.
Relação com Carla Machado — “Eu não conversei com a deputada depois das eleições, a gente sempre se encontrava nos comícios, nas reuniões. A gente se fala, não tenho problema algum, só que nós não somos próximos. Nós não temos intimidade, é diferentemente eu com a prefeita Carla Caputi, eu vou na casa da prefeita, ela vai na minha casa, almoça, sou muito amigo do pai dela, da família toda. Minha primeira oportunidade na vida pública quem me deu foi o Caputi, pai da prefeita, em 2005, ele me colocou no apoio da Guarda Municipal”.
Projetos — “Tem muita coisa a ser realizada ainda que eu gostaria de realizar como presidente, como gestor, eu que estou só há cinco meses, então eu acho que eu merecia. Além de tudo, além da boa gestão que a gente vem fazendo, de continuar ali por mais um biênio, pelo menos para gente concretizar aquele feito histórico, porque a Câmara é uma casa do povo, é aonde estão os vereadores com todos seus gabinetes para receber seus assessores, a população. E eu merecia muito ali continuar porque é uma obra que foi na minha presidência. Me dediquei muito, saindo dali 11 horas da noite, meia-noite para a gente inaugurar em tempo hábil. Porque a gente entra em período eleitoral que a gente não poderia inaugurar. E está aquele prédio maravilhoso, tem muita coisa a fazer ainda. Eu acho que a prefeita poderia olhar com carinho. Eu tenho certeza que ela está olhando com carinho. Eu tenho certeza que ela não tem dúvida na minha lealdade a ela, a minha parceria. E a gente é uma dupla que está dando certo. O Executivo e Legislativo estão voando dentro de São João da Barra. Eu poderia ter 8 votos ou 10, mas eu não vou tomar nenhuma atitude sem falar primeiro com a minha líder Carla Caputi”.
Balanço — “O biênio que eu estou à frente, que termina dia 31 de dezembro, passa rápido porque nós tivemos a inauguração daquele prédio com mais de 2.000 m². Deu muito trabalho. Temos a questão da gestão, fizemos o concurso público. Realizamos muitas coisas, vamos dar início agora na escola legislativa, que foi aprovada. Então tem muita coisa ainda que eu gostaria de fazer enquanto presidente que não deu tempo de fazer porque dois anos passa muito rápido. E teve eleição nesse período, praticamente três meses você fica só envolvido com a eleição. Essa legislatura ficou marcada pela emendas impositivas que nós colocamos em 2021. Tivemos ali projetos maravilhosos, que passou pela Câmara junto com a nossa prefeita Carla Caputi, a prefeita do diálogo”.
Avanços — “Eu acho que essa legislatura em quatro anos avançou 40 anos porque muita coisa boa foi feita. Imagine um prédio novo daquele? Foi nessa legislatura. As emendas impositivas foram criada nessa legislatura, aumentos de cadeira nessa legislatura, desmembramento das secretarias nessa legislatura, escola legislativa. Então 9 vereadores, a gente imagina que as próximas serão ainda melhores, com 13 são mais cabeças, são mais uns jovens ali com com inspiração para fazer sempre o melhor, novas idéias e São João da Barra está em pleno progresso, em pleno desenvolvimento”.
Futuro — “Nós temos que pensar muito no futuro da nossa cidade. O que que vai ser São João da Barra daqui a 10 anos. Pensar no todo, do básico ao trânsito. Nós temos que ver a questão do saneamento básico, da água potável. Estamos lá para licitar. Tem um estudo lá que a Cedae vai entregar. Tem a mobilidade urbana, o prolongamento. Já fiz esse pedido na Câmara, da Avenida Liberdade interligando a Chapéu de Sol. Nós temos que pensar no futuro da nossa cidade. São João da Barra está crescendo bastante. Tem muita coisa boa por fazer, tem muitos projetos, por isso que eu conto com a nossa prefeita Carla Caputi, com o nosso vice. Não é questão de vaidade. Quem tem projeto, tem que ter oportunidade, não só por vaidade, mas para executar aquilo que está no papel”.
2026 — “Por enquanto, nós não temos projeto para 26. Eu estou focado mesmo na eleição da Mesa. Tem muitos projetos para a gente dar continuidade em 25, muitas obras que a gente precisa tirar do papel, ajudar a nossa prefeita na administração pública. E eu estou empenhado de estar representando cada voto recebido nas urnas e que São João da Barra espera da gente, para a gente sempre fazer o melhor, não trabalhar só em período eleitoral, trabalho todos os dias. Todos os dias eu estou na Câmara, na rua, ouvindo as pessoas, levando a demanda para o Poder Executivo. E temos que escutar nossa prefeita também, Carla Caputi, qual o projeto dela para 26, para a gente estar ali debatendo. Porque como a gente sempre fala, sozinho nós não fazemos nada e ela tem um grupo”.