Rafael Khenaifes
28/04/2025 11:56 - Atualizado em 28/04/2025 12:02
Eduar Chicralla Assad
/
Divulgação
Na tarde desse domingo (27), em Campos, morreu o médico ginecologista e obstetra Eduar Chicralla Assad, aos 96 anos. Nos últimos tempos, ele estava sob cuidados médicos em casa e, após uma piora em seu estado de saúde, foi levado ao hospital, onde não resistiu. O velório acontece nesta segunda-feira (28), na Capela A do Cemitério Campo da Paz, em Campos. Já o sepultamento está marcado para essa tarde no mesmo cemitério. Eduar deixa a esposa, Elisabeth de Andrade Chicralla, os filhos Keila, Consuelo e Leandro, além de netos.
Ao longo de sua longa e respeitada carreira, atuou por muitos anos na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Campos, sendo reconhecido pela dedicação e competência no atendimento às gestantes. Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória ocorreu em 1998, quando realizou uma cesariana de emergência após a morte de uma jovem grávida em um acidente de carro. A bebê, Jéssica, sobreviveu graças à rápida ação do médico. Hoje, Jéssica é uma jovem que vive em São Francisco de Itabapoana e tem Eduar como seu padrinho.
Reprodução
A médica Vanda Terezinha, que também é amiga da família, lamentou o falecimento e falou sobre a trajetória e história de Eduar.
"É com um profundo pesar que recebi hoje a notícia do falecimento. Meu conhecimento com o Dr. Eduar está baseado não só na figura maravilhosa e humana, também médico, assim como eu, mas o médico que fez histórias, com certeza, nos outros municípios onde ele trabalhava. Tem bastante história, inclusive, que pode ser acentuada a vida dele. Eu lamento profundamente. Meu abraço, meu carinho para a família também. Enfim, esse carinho começou a ficar bem mais próximo, digamos assim, de toda essa relação de conhecimento com eles. Estou triste, muito triste, mas a gente tem que entender a vida e o momento de cada um. Ainda estou tentando me recuperar da perda do Papa Francisco, aí vem o doutor Eduar, mas pedindo a Deus que acolha cada um no seu merecido lugar. Cada um teve um destaque muito grande dentro das proporcionalidades de cada um", finalizou a médica.