O total de pessoas consideradas para cálculo da cobertura vacinal é de 136.837, que é formado por idosos, crianças e gestantes. A meta é imunizar 90% da população alvo. As demais pessoas aptas a receber a vacina são classificadas pelo Ministério da Saúde como grupo especial e, em Campos, totalizam 61.176. Todos devem receber uma dose da vacina.
“A adesão está muito baixa. Atualmente, estamos com 38 postos de vacinação, sendo o Centro de Imunização com capacidade de aplicar até 700 doses de vacinas por dia, incluindo as do calendário de rotina. Não tem porque as pessoas elegíveis não tomarem a vacina”, reforça o assessor do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo Cordeiro.
A vacina fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, com proteção contra os vírus da Influenza B, Influenza A H1N1 e Influenza A H3N2. Não é indicada para crianças menores de seis meses nem para pessoas com histórico de reação anafilática grave a doses anteriores.
Neste período de feriado prolongado da Semana Santa e de São Jorge, a vacinação está disponível no Centro Municipal de Imunização e Testes Neonatal, situado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 17h.
Em dias úteis, com o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Unidade Pré-Hospitalar (UPHs) e no Centro de Especialidades, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sobe para 38 o número de postos de vacinação, incluindo o Vacina Drive, que atende das 8h às 17h.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF ou Cartão do SUS e carteira de vacinação. No caso dos grupos especiais da vacina da gripe e Covid-19, além dos documentos pessoais, comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico ou receita que comprove a condição de saúde, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).
Grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza
Para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a 5 anos completos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por:
- Trabalhadores da Saúde;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Outras vacinas
Os adolescentes recebem HPV quadrivalente, Tríplice Viral, Hepatite B, Febre Amarela, Vacina Difteria e Tétano (dT) e meningocócica ACWY.
Para os adultos e idosos estão disponíveis a Vacina Difteria e Tétano (dT), Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, dTpa - acelular. As gestantes também devem receber a vacina dTpa a partir da 20ª semana de gestação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente
Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI
Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício
Expectativa é de três candidaturas à Assembleia Legislativa; para a Câmara dos Deputados, indefinição do prefeito deixa cenário incerto
O caso aconteceu no Jardim Boa Vista, em Guarus