Rafael Khenaifes
07/04/2025 10:08 - Atualizado em 07/04/2025 13:47
Durante uma operação de movimentação de cargas, um trabalhador ficou ferido em um acidente na noite da última sexta-feira (4), na plataforma P-53, na Bacia de Campos. Ele foi atingido na cabeça por uma peça, que se desprendeu de uma máquina durante o trabalho. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF), através de vídeo nas redes sociais do coordenador geral da entidade, Sérgio Borges. O sindicato divulgou, nesta segunda-feira (7), que está acompanhando o estado de saúde do trabalhador e participará de comissão de investigação sobre o acidente.
Sérgio Borges
/
Divulgação
As informações iniciais são de que, durante a madrugada, uma peça de 40 quilos se soltou de um guindaste e atingiu o trabalhador, que sofreu um corte profundo na cabeça e lesões na testa e na região do supercílio. O petroleiro foi atendido pela equipe de emergência a bordo e depois desembarcado pelo serviço aeromédico. Segundo o Sindipetro NF, ele usava o capacete de proteção. O homem foi levado para um hospital em Cabo Frio, onde segue em estado de observação.
Vídeo:
A entidade informou o acidente em suas redes sociais no final de semana. Nos comentários, surgiram muitos relatos sobre as condições precárias dos guindastes na Bacia de Campos, realidade também frequentemente denunciada pelo sindicato. Em fevereiro do ano passado, a plataforma P-62 chegou a ter dois dos seus guindastes retirados de operação.
“Isso vai acontecer mais vezes porque os guindastes estão caindo aos pedaços, e ninguém faz nada. Para não ocorrer mais esse tipo de acidente tem que fazer uma boa manutenção nos guindastes, ou melhor, trocar os guindastes por equipamentos mais novos e modernos, mas a própria Petrobras nada faz, só faz alguma coisa quando tem um acidente, infelizmente essa é a verdade”, registrou uma trabalhadora.
A Petrobras falou sobre o acidente ocorrido no Campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos. "De imediato, o trabalhador foi direcionado para a enfermaria da plataforma, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida foi encaminhado de helicóptero aeromédico para o aeroporto de Cabo Frio e direcionado para o hospital, onde segue fazendo exames e em observação. O estado de saúde dele é estável", disse a empresa.
A Petrobras ainda afirmou que a empresa contratada vem prestando social à família, com acompanhamento da Petrobras, que já instalou uma comissão interna para apurar as causas do acidente.
Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido