
Em Campos e Macaé, as turmas começaram nesta segunda-feira (10) com aulas dos cursos de Montador de Andaime, formas e escoramento e Pintor industrial, em Campos, e curso de Técnico em Segurança do Trabalho, Mecânico de Máquinas Industriais, Almoxarife de obras, Caldeireiro em Macaé.
A formação das turmas foi realizada com foco prioritário em pessoas em vulnerabilidade socioeconômica que moram nas proximidades das operações da Petrobras. Além disso, o programa também direcionou vagas para pessoas sem vínculo formal de emprego e de baixa renda, prioritariamente mulheres; pessoas transgêneros; indígenas e quilombolas; refugiados(as), pessoas com deficiência; pretos(as) e pardos(as).
Divididos em 7 turmas, os 150 alunos de Campos e Macaé terão aulas nos turnos da manhã, tarde e noite. No total, ao longo de 4 anos, o programa atenderá 12.750 mil vagas no Brasil.
São oferecidos cursos de qualificação profissional em nível técnico e profissionalizante em 47 municípios de sete estados brasileiros. A parceria com os 33 Institutos Federais e diretórios regionais do SENAI e do SESI recebeu o investimento total de R$ 350 milhões. Além da Firjan SENAI SESI, unidades SENAI SESI dos outros seis estados vão ofertar 285 cursos técnicos e de qualificação profissional, a partir da demanda de mão obra para o setor de Óleo e Gás, em regiões de atuação da Petrobras. Ao longo de quatro anos, serão mais de 12.700 vagas oferecidas pela Firjan SENAI SESI.
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é realizado com a Firjan SENAI SESI e em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul). Na totalidade do programa, são oferecidos 34 cursos de qualificação profissional em nível técnico e profissionalizante em 44 municípios de sete estados brasileiros.
Com durações que variam entre quatro e oito meses, e os técnicos, com duração que pode chegar a 18 meses, são oferecidos cursos de: Almoxarife de obras, Auxiliar de manutenção predial, Caldeireiro, Desenhista mecânico, Inspetor de soldagem N1, Montador de andaime, formas e escoramento, Sinaleiro amarrador, Mecânico de máquinas industriais e Pintor industrial. Entre os cursos técnicos oferecidos, estão: Automação Industrial, Mecânica, Edificações, Planejamento e Controle de Produção, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica.
Além da formação profissional, o Programa Autonomia e Renda Petrobras conta com uma carga horária de 60 horas/aula de oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), uma metodologia da Firjan SESI, que tem como finalidade fortalecer as competências sociais nos participantes, elevando seu potencial de empregabilidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado
Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto
A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento
Decisão é referente à ação do MPRJ para debelar o suposto estado de abandono do patrimônio histórico
De acordo com o SindhNorte, o atraso dos repasses se acumularia desde 2016; Secretaria de Saúde diz que não há comprovações de dívida da atual gestão