Idosa, que é aluna do curso preparatório do IFF, é aprovada em Pedagogia na Uenf
Yasmim Lima 30/01/2025 17:01 - Atualizado em 31/01/2025 10:11
Elenice Correia de Oliveira Pereira de 70 anos
Elenice Correia de Oliveira Pereira de 70 anos / Foto: Divulgação
Elenice Correia de Oliveira Pereira, de 70 anos, estudante do cursinho preparatório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos, foi aprovada no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Elenice era integrante do curso preparatório popular Goitacá do IFF (Centro) desde 2022, quando foi sorteada para participar. Ele teve seu sonho realizado neste ano com a aprovação para o curso superior.

Elenice Correia conta que além de conseguir realizar seu sonho de passar em uma universidade, o cursinho a ajudou a superar uma depressão por conta da perda da filha.

“Eu cheguei muito triste. Tinha perdido minha filha caçula e estava muito deprimida. Hoje, meu outro filho, de 40 anos, já está no segundo curso técnico no IFF Centro. Eu tinha feito tratamento com psicólogo e nada adiantou, mas entrei no IFF e fui melhorando gradativamente. Foi o instituto que me ajudou a levantar. As amizades que eu fiz com os professores e alguns alunos me ajudaram muito a sair daquele quadro que eu me encontrava. Nos primeiros momentos, achei as matérias muito difíceis e senti vontade de parar, mas a força de vontade e determinação me fizeram ficar. E comecei a me sentir muito bem e aquela depressão foi sumindo”, contou Elenice.
Curso preparatório do IFF
Curso preparatório do IFF / Foto: Divulgação


A estudante, que se formou por meio de supletivo, conta que através do curso preparatório do IFF conseguiu avançar nos estudos.

“Essa instituição é muito importante não só para mim, mas também para vários outros alunos que estão se formando e que dão aula no IFF. Foi o curso de lá que me fez ser aprovada. Quando cheguei, eu não sabia fazer redação, não sabia conectivos, não sabia nada. Fiz supletivo, mas tinha que trabalhar, estudar e cuidar da família. No Instituto Federal eu aprendi muita coisa importante. Eles que me fizeram chegar onde eu cheguei e eu não desisti.

A coordenadora do curso, Emanuela Sodré, explica que Elenice entrou no curso por meio de um sorteio entre os estudantes que vieram de escola pública e realizaram as inscrições para o curso preparatório. Emanuela lembra com carinho da reação de Elenice ao ser informada que foi sorteada para ingressar no curso.

“Ela estava com a gente desde 2022, sempre acreditando que um dia iria conseguir e não desistiu em nenhum momento. Dona Elenice foi sorteada e foi a primeira pessoa que ligamos para avisar que tinha sido sorteada. Eu nunca vou esquecer. Ela disse assim: ‘Ai meu Deus, eu não acredito que eu vou estudar no IFF. Eu sempre passei na frente, vi esse prédio grande, passava na calçada e eu sonhava em estudar, e agora eu vou ser estudante do IFF’. Essa foi a reação dela, ela ficou muito feliz”, disse Emanuela.
  • Curso IFF campus Centro

    Curso IFF campus Centro

  • Curso IFF campus Centro

    Curso IFF campus Centro

  • Curso IFF campus Centro

    Curso IFF campus Centro



A coordenadora relata que a recompensa de todo trabalho é ver os estudantes sendo aprovados em universidades públicas e Institutos federais. Ela conta que o sentimento é inexplicável.

“Para a gente também é uma alegria infinita. Dona Elenice sempre quis fazer licenciatura. No início tinha dúvidas sobre qual, mas por fim decidiu pela pedagogia e nesse ano teve a grande vitória. Ela tem 70 anos, foi persistente e conseguiu. O sentimento é inexplicável, não há dinheiro no mundo que pague ver dona Elenice e tantos outros estudantes serem aprovados para universidade pública e para o Instituto Federal. Se pudesse me multiplicava para ter uns 10 Goitacá-IFFs em diversos bairros de Campos. Aprovamos mais 80 alunos só esse ano e eles deixam claro a importância do Goitacá-IFF na vida deles”, disse Sodré.

Assim como Elenice Correia, outros alunos que passaram pelo curso preparatório também foram aprovados em instituições e cursos de ensino superior, além de conseguirem notas altas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São alunos que foram aprovados no curso de Técnico de Meio Ambiente, de Eletrotécnica, em Mecânica, Automação, Administração e Análises Clínicas. Além dos aprovados para curso superior de Psicologia, Enfermagem, Meio Ambiente e Ciências Econômicas.

O curso preparatório
O Curso Preparatório Popular Goitacá (CPPG) é um projeto de extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Centro construído por servidores para oferecer aulas gratuitas como reforço para estudantes de escolas públicas terem condições mais igualitárias de passarem por processos seletivos para ensino técnico e superior.
As inscrições para o curso preparatório deste ano começam na próxima segunda-feira (3) e vão até dia 14 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas de forma online, por meio do Portal de Seleções do IFF.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

    Ex-vereadora Cecília Ribeiro tem casa invadida e roubada em Campos supreme

    Foram levados R$ 67.500 em dinheiro, jóias e celulares; durante a ação, Cecília estava na residência com outras mulheres

    Chuva forte atinge vários pontos de Campos na tarde desta quinta-feira

    INMET emitiu um alerta amarelo de perigo em potencial para fortes chuvas em todo o estado do Rio de Janeiro

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia