Nova interdição do DER-RJ na Estrada dos Ceramistas é realizada nesta quinta-feira
Ingrid Silva e Rafael Khenaifes 28/11/2024 11:36 - Atualizado em 28/11/2024 13:05
Interdição da Estrada dos Ceramistas
Interdição da Estrada dos Ceramistas / Rodrigo Silveira
O Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) interditou mais uma vez a RJ 238, conhecida como Estrada dos Ceramistas. A previsão, segundo informado pela Prefeitura de Campos nessa quarta-feira (27), era para a próxima segunda, dia 2 de dezembro. Porém, nesta quinta (28), funcionários do DER-RJ estiveram presentes na rodovia para interditar o trecho, compreendido entre a BR 101 e a Estrada do Carvão. A princípio, a interdição será por um período de três meses. 
Interdição da Estrada dos Ceramistas
Interdição da Estrada dos Ceramistas / Rodrigo Silveira


Com a interdição para obras, o fluxo de veículos deverá ser desviado para a Avenida Arthur Bernardes, medida que preocupa a Prefeitura de Campos, uma vez que a via que passa por dentro da cidade não foi feita para receber o tráfego de veículos pesados e já se encontra com um certo nível de deterioração devido a interdições anteriores da Estrada dos Ceramistas.
O caminhoneiro Rodiney de Oliveira, que carrega diversos itens variados e veio de São Paulo, falou sobre a situação não ter lógica e que, agora, os motoristas irão sofrer, até mesmo com prejuízo da carga que sofre devido a interdição. Ele iria, em seguida, para o Rio de Janeiro e estava no local há, aproximadamente, 3 horas. 
Rodiney de Oliveira
Rodiney de Oliveira / Rodrigo Silveira
“Essa interdição não tem lógica porque a gente tem o direito de ir e vir. Se tranca todas as entradas da cidade e a saída pro caminhão não passar, a gente vai passar por onde? Eu acho que quando tem que trancar a cidade, beleza. Você tem que ter um refúgio pra você sair. O refúgio que a gente tinha era a ceramista. Com ela fechada, você vai pra onde? Você não pode passar por dentro pra lado nenhum. E a gente fica como? Isso não tem condição. Perdi carga e meu prejuízo, pra quem vai?”, reclama Rodiney, que calculou prejuízo de R$ 6 mil apenas nesta quinta-feira.
Também revoltado com a ação, o caminhoneiro Carlos Mendes, que estava descarregando refrigerante e estaria com destino para Vitória (ES), disse que ficar parado no local causa prejuízo aos caminhoneiros.
"Ficar jogado aqui sem comida, sem água e sem nada é um transtorno e gera prejuízos. Estou aqui há mais uma hora parado. Ainda não temos uma previsão para liberação", contou, indignado.
Segundo o DER-RJ, a interdição será necessária para a construção de estrutura de base do pavimento do tipo Brita Granulada Tratada com Cimento, que requer um período de isolamento após a obra para que a devida resistência do projeto seja atingida.
“Nossa preocupação é que a Arthur Bernardes não suporta o fluxo de veículos pesados que trafegam pela Estrada dos Ceramistas. Vou oficiar o DER-RJ explicando sobre os riscos de desgaste no pavimento da avenida. Outra preocupação é que a interdição irá ocorrer em um período de chuvas, o que irá comprometer ainda mais o fluxo viário dentro da cidade”, explicou o subsecretário municipal de Mobilidade, Sérgio Mansur, acrescentando que irá solicitar que o DER-RJ arque com o reparo de possíveis danos do pavimento de vias que forem afetadas com a interdição da RJ 238. 
O DER-RJ ressaltou que, durante o trabalho, o trânsito será desviado para a Avenida Arthur Bernardes. Equipes da Construtora Avenida, empresa contratada para execução da obra, já sinalizaram o trecho, com cavaletes, cones, placas e alertas luminosos, orientando os motoristas. O Departamento informou, ainda, que a estrada deverá estar reconstruída até o primeiro semestre do ano que vem. 

"As intervenções realizadas na RJ-238 incluem o reforço de toda a estrutura da pista, numa extensão de 12 quilômetros, incluindo a sub-base, base e o revestimento asfáltico, além da drenagem e sinalização. Com investimento de R$ 57,9 milhões, a estrada deverá estar reconstruída até o primeiro semestre do ano que vem e vai atender o aumento do volume do tráfego, crescente de acordo com o desenvolvimento da região", diz a nota. (I.S., R.K)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS