Câmeras em semáforos de Campos não aplicam multas a motorista, diz IMTT
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) desmentiu as informações erradas que circularam nas redes sociais em razão das placas de sinalização que o órgão instalou na cidade, informando sobre a fiscalização de trânsito por videomonitoramento. Ao longo das avenidas de Campos ocorreram a instalação dos semáforos inteligentes, ao lado dos sinais foram colocadas câmeras de monitoramento que tem o intuito de monitorar o trânsito e a contagem de veículos e não a finalidade de aplicar multas aos motoristas da cidade.
Em outubro, o IMTT instalou algumas placas de sinalização vertical próximo aos semáforos. De acordo com o órgão, a placa foi implementada com o objetivo de orientar sobre a fiscalização no trânsito do município. As placas foram instaladas em alguns pontos da cidade, como na avenida 28 de Março, nos cruzamentos com a avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), na avenida XV de novembro. O IMTT ainda orientou para que a população consulte as páginas oficiais do órgão e da Prefeitura de Campos para que não siga informações falsas divulgadas por outras redes sociais.
“A resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), consolida normas de utilização de sistemas de videomonitoramento para fiscalização de trânsito. A sinalização não significa, neste primeiro momento, a fiscalização eletrônica de avanço de sinal ou radar de velocidade”, informou o órgão.
Os semáforos inteligentes começaram a ser instalados no ano passado, com o objetivo de modernizar o parque semafórico da cidade, além de melhorar a mobilidade da população eles serão capazes de identificar as placas. Os sinais estão sendo programados para garantir maior fluidez ao trânsito e diminuir as retenções. As câmeras de vídeo monitoramento, elas detectam a passagem de veículos e calculam o fluxo de veículos nos cruzamentos das avenidas movimentadas em Campos.
Segundo o Instituto de Trânsito e Transporte, as câmeras também estão integradas ao Centro de Controle Operacional da cidade. Criado em julho deste ano, o centro conta com 240 câmeras de monitoramento que ajudaram o trabalho dos órgãos de segurança pública. Até o momento cerca de 160 câmeras foram instaladas.
“As câmeras implantadas nos semáforos inteligentes têm por finalidade monitorar o trânsito para contagem do fluxo de veículos e, assim, realizar os ajustes no trânsito, em tempo real. Em breve será licitado um contrato de fiscalização eletrônica para conter avanço de sinal vermelhos e excesso de velocidade. Foram instaladas cerca de 160 câmeras em 80 interseções (blocos de semáforos). Todas estas câmeras também estarão integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO)”, finalizou a nota.
Os motoristas aprovaram as novas implementações dos semáforos inteligentes e das ações de monitoramento na cidade, mas não concordam com a aplicação das multas aos motoristas da cidade. Renato Santos, motorista há mais de 10 anos, diz que o movimento constante de veículos continua a mesma coisa, mesmo depois da instalação dos semáforos.
“Não melhorou o fluxo, na minha concepção continua a mesma coisa o trânsito. Acho que se for utilizada para aplicar multas, por enquanto não está surtindo efeito, vemos muitas irregularidades no trânsito. A instalação das câmeras, acho que quando vem algo para ajudar e garantir maior segurança é muito bom. Desde o momento em que elas sejam bem sinalizadas e utilizadas, como por exemplo a implantação das placas, acho que vai garantir mais segurança. Diariamente vemos inúmeras irregularidades como pessoas furando o sinal vermelho, então desde que seja bem sinalizada vai ser uma boa coisa para o fluxo e para garantir mais segurança”, relata o Renato.
Para o motorista Wellington Nunes, as multas de trânsito não deveriam ser aplicadas por meio das câmeras de monitoramento, elas deveriam ser usadas para mais segurança no trânsito.
“Em certa parte eu até concordo que deve ter um monitoramento na cidade de Campos. Agora com relação a multas isso eu discordo, porque não deveria ter essa situação para multar. Há sinais em todos os lugares da cidade, então quer dizer que dependendo da situação pode ser aplicada mais de uma multa com o mesmo motivo? Será que vão ser dadas as multas no local certo, na hora certa? As câmeras são para monitorar a cidade e podem ajudar em situações de fuga ou um crime, mas com relação a multas isso aí eu discordo, isso está errado. Tem que haver sim câmeras para monitorar, vigiar a cidade ou vigiar o cidadão como forma de ter mais segurança, para ter um controle maior, agora multas não dá”, disse o motorista.