Programa de Controle do Tabagismo está em novo endereço
Rafael Khenaifes 10/05/2024 08:49 - Atualizado em 10/05/2024 08:52
Programa contra o cigarro
Programa contra o cigarro / Divulgação
O Programa de Controle do Tabagismo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está funcionando temporariamente na Rua Gil de Góis, nº 132, ao lado do Centro de Referência e Tratamento da Mulher, área central da cidade. Outra novidade do programa é a formação de grupos para reuniões no período noturno, que tem como foco o atendimento de servidores públicos e outros trabalhadores que não têm disponibilidade durante o dia.

O tratamento ofertado às pessoas tabagistas no âmbito municipal está com inscrição aberta para toda a população, que deve ser feita presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Desenvolvido através da Direção de Programas Especiais de Saúde, o programa conta com sessões estruturais de Abordagem Cognitiva Comportamental (ACC), palestras informativas, acompanhamento médico para controle de ansiedade e suporte medicamentoso.“A inscrição é feita presencial e pela pessoa que deseja parar de fumar. Após a inscrição, é feita a anamnese, abertura de prontuário eletrônico, onde é registrada toda evolução do paciente, e o encaminhamento para as reuniões de grupo que tem duração entre 1h e 1h30, uma vez por semana”, explica a diretora de Programas Especiais de Saúde, Francielle de Oliveira.

Para se inscrever, o interessado precisa apenas do CPF e Cartão Nacional do SUS. Uma vez feita a adesão voluntária ao tratamento, a pessoa é incluída nas reuniões de grupos, que são realizadas nos períodos da manhã, tarde e, agora à noite. A primeira turma noturna foi na última quarta-feira (8) e o encontro acontece sempre às 17h30. “Iniciamos a reunião, um total de quatro, com 18 pacientes, mas dependendo da demanda podemos abrir novo grupo à noite”, explica a diretora.

O tratamento dura cerca de 6 a 8 meses, incluindo a manutenção até findar o tabagismo. Quando necessário são dispensados adesivos, a goma e o bupropiona. Este último somente mediante prescrição médica. Atualmente cerca de 500 pessoas estão inscritas no programa. Já em tratamento, a média é de 160 pessoas.

O programa conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que seguem as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento dos fumantes. O objetivo é reduzir a prevalência de tabagistas no município e os elevados índices de adoecimento e mortes relacionadas ao consumo do cigarro e demais derivados do tabaco.
Com informações Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS