Prefeitura de Campos abre sindicância para apurar denúncias no HGG
Dora Paula Paes e Rodrigo Gonçalves 23/10/2023 18:43 - Atualizado em 23/10/2023 18:55
Reprodução rede social
A Prefeitura de Campos divulgou nesta segunda-feira (23) uma nota oficial sobre os fatos envolvendo a presença da comitiva de deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) ao Hospital Geral de Guarus (HGG), na última sexta-feira (20). Em um vídeo divulgado pelos parlamentares, eles aparecem fazendo questionamentos em relação à folha de ponto dos médicos e recebem a confirmação por parte de uma funcionária da unidade que um médico, morador da Bahia, “empresta o nome para que outro profissional atue em seu lugar no HGG”. A nota da Prefeitura informa que uma "sindicância foi aberta e medidas cabíveis e sanções previstas com todo rigor da lei, inclusive com demissão, poderão ser adotadas no decorrer da apuração" (veja nota ao fim na íntegra).

Na última sexta-feira (20), como mostrou reportagem da Folha no mesmo dia, os deputados estaduais Felipe Poubel (PL), Alan Lopes (PL) e Rodrigo Amorim (PTB), aliados de Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), estiveram em Campos para participar de uma audiência sobre desordem urbana na Câmara e aproveitaram para fazer uma fiscalização no HGG que, segundo eles, já recebeu cerca de R$ 60 milhões do governo estadual. Os parlamentares filmaram toda a visita, e questionam sobre o médico da Bahia que estaria recebendo sem trabalhar e também mostram folhas de ponto com assinaturas futuras, além de um áudio, atribuído a uma funcionária do hospital, pedindo que os funcionários comparecessem à unidade para acertarem o ponto.
No vídeo é possível também ver o superintendente do HGG, Vitor Mussi, ao lado do subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, conversando com os deputados. Eles questionam se era de conhecimento dos administradores a “fraude”, apontando ainda suposta "conivência".
O vídeo mostra também que o caso foi levado à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus. Uma servidora do HGG foi prestar depoimento na delegacia acompanhada pelo subprocurador geral Gabriel Rangel. Ela também registrou um boletim de ocorrência pela forma como teria sido tratada pelos deputados.
Na ocasião, em Campos, Poubel chegou a dizer: "São denúncias gravíssimas e quando estou fiscalizando não tem lado político, eu sou o povo", disse o deputado, que audiência de sexta cobrou dos vereadores a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara para apurar as irregularidades, sendo informado por vereadores de oposição que já há um pedido protocolado na Casa.
O superintendente da unidade hospitalar, Vitor Mussi, no sábado (21),  também gravou um vídeo. Ele falou que os fatos levantados estão sendo investigados, não sem antes, pontuar a forma "truculenta" da abordagem dos parlamentares. "Medidas administrativas serão tomadas se necessário for, sem dano ao erário público e sem desassistência (à população)", diz trecho da fala de Mussi.
Investigações- Sem informar o teor do que foi levado à Polícia Civil, a delegada Natália Patrão informou que um registro de ocorrência foi confeccionado e o fato será investigado.
A Folha ainda entrou em contato com as assessorias da Alerj e da Câmara Municipal de Campos para que comentassem o caso. Nesta segunda-feira, o presidente da Câmara, Marquinho Bacellar (SD), cobrou um posicionamento público do prefeito sobre a denúncia de “funcionários fantasmas”.

Nota Oficial da Prefeitura de Campos na íntegra
A Prefeitura Municipal de Campos vem esclarecer, a respeito dos fatos envolvendo a presença de comitiva de deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado ao Hospital Geral de Guarus (HGG), os seguintes pontos:
1. A Prefeitura de Campos informa que serão apuradas por sindicância todas as denúncias de possíveis irregularidades relativas a ausências não justificadas ou referentes a ponto funcional, adotando as medidas cabíveis e sanções previstas com todo rigor da lei, inclusive com demissão.
2. A Prefeitura de Campos ressalta que em respeito a centenas de servidores públicos municipais, colaboradores e prestadores de serviço, que se doam e trabalham diariamente no HGG para cuidar de pessoas e salvar vidas, que não admite e não irá aceitar desvios de conduta profissional de qualquer natureza.
3. A Prefeitura de Campos conclui destacando avanços, com o Hospital Geral de Guarus sendo completamente reformado e modernizado, ganhando Nova Emergência e equipamentos, estando na sua segunda etapa de obras de reformas e modernização, em fase de construção de uma Clínica de Hemodiálise Regional, tendo passado de 2 mil atendimentos para 5 mil atendimentos mensais, e saltando de 96 para 153 leitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS