Hemocentro Regional divulga o calendário das coletas externas do mês de outubro
Unidade Móvel do Hemocentro
Unidade Móvel do Hemocentro / Foto: Divulgação

Para aumentar o banco de sangue, o Hemocentro Regional de Campos, cuja sede funciona anexa ao Hospital Ferreira Machado (HFM), à Rua Rocha Leão, no Caju, está intensificando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel. As coletas são agendadas e são realizadas de fora do HRC para fazer com que outras pessoas consigam doar. A agenda do mês de outubro já foi divulgada. A unidade móvel estará na próxima terça-feira (03) na Santa Casa de Misericórdia de Campos, mas ainda passará pelos municípios de Macaé, São João da Barra e Itaperuna. Confira a agenda completa no final desta matéria.

Diariamente, as doações podem ser feitas na própria sede do HRC, sempre das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, incluindo sábados, domingos e feriados. O Hemocentro tem desempenhado um importante papel no atendimento médico, fornecendo sangue seguro e componentes sanguíneos para pacientes em situações de emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos, dentre outras condições de saúde.
Doadora pela primeira vez na unidade
Doadora pela primeira vez na unidade / Foto: Divulgação


Doando pela primeira vez, a cabeleireira Graziele Leandro ressaltou a importância desse gesto de amor.
“Sempre tive vontade de doar e hoje vim por conta de um amigo que sofreu acidente e estava precisando de sangue. Achei que seria ruim, mas foi ótimo”, afirmou.

Os profissionais do Hemocentro reforçam que a doação de sangue é um ato seguro, voluntário e fundamental para manter o estoque. “É importante que as pessoas tenham consciência de que não é necessário esperar um paciente estar precisando de sangue. Se você está pronto para doar, se você tem boas condições de saúde, vá ao Hemocentro e doe sangue”, disse a assistente social Maria Gonçalves.

Recomendações para doar – Antes da doação, a pessoa deve seguir algumas recomendações como evitar alimentos gordurosos como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. A mesma orientação vale para quem vai doar no período da tarde.

O doador também precisa estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 60 anos de idade, ou até 69 anos (caso tenha doado antes dos 60 anos) e pesar mais de 50 quilos. O menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal.

Agenda da Unidade Móvel
03/10- Santa Casa de Misericórdia de Campos
05/10- Escola Peter Pan- Travessão
07/10- Boulevard Shopping
10/10- Hospital São José
17/10- Sesi Campos- Jardim Carioca
24/10- Sesi Itaperuna
25/10- Praça São Salvador
26/10- São João da Barra
31/10- Sesi Macaé
Com informações da Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Prefeitura de Quissamã é condenada a pagar R$ 100 mil por falta de preservação do Complexo de Machadinha

    Decisão é referente à ação do MPRJ para debelar o suposto estado de abandono do patrimônio histórico

    Sindicato dos hospitais alega atrasos de R$ 100 milhões e Prefeitura reafirma que repasse está em dia

    De acordo com o SindhNorte, o atraso dos repasses se acumularia desde 2016; Secretaria de Saúde diz que não há comprovações de dívida da atual gestão

    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Homem morre e mulher fica ferida em acidente na Estrada do Carvão, em Campos

    O carro em que as vítimas estavam bateu em um poste, na madrugada desta sexta-feira; mulher foi socorrida em estado grave para o HFM