Dora Paula Paes
28/02/2023 21:28 - Atualizado em 01/03/2023 18:42
O projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas” começa efetivamente em Campos, nesta quarta-feira (28). Lançado na noite desta terça-feira (28), pelo secretário estadual de Saúde, Doutor Luizinho, e o prefeito Wladimir Garotinho, a iniciativa é considerada um salto de qualidade na assistência cardiológica no município. E não foi só a área de cardiologia que saiu ganhando. Wladimir se emocionou com o anúncio de que o município terá uma Clínica de Hemodiálise totalmente custeada pelo Governo do Estado.
O evento ocorreu no auditório da Santa Casa de Misericórdia. Pioneiro e inovador em salvar vidas por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o objetivo do projeto é a redução de óbitos em 50% dos pacientes atendidos nas primeiras duas horas, após a entrada nas unidades que integram a Rede de Atenção às Urgências e Emergências do município, uma extensão da Rede Campos de Saúde Pública, lançada pelo prefeito em dezembro de 2021. Na apresentação, o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, destacou que, somente no ano passado, 280 pessoas morreram vítimas do IAM.
O SOS Coração visa também a implementação do fluxo de assistência de urgência cardiológica, além do cuidado com as pessoas, garantindo uma rede de assistência integral. Na cerimônia de lançamento, um painel cardiômetro fornecia em tempo real informações sobre a mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil. Estima-se que, anualmente, que no país ocorram entre 300 a 400 mil infartos, com um óbito para cada cinco a sete casos. Cerca de 50% das mortes acontecem nas primeiras horas do evento.
A partir do projeto, aos primeiros sinais de infarto, a pessoa deverá buscar atendimento no Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital São José (HSJ), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) 24h, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos e de São João da Barra, Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, e Hospital Armando Vidal, em São Fidélis.
O secretário Paulo Hirano ressaltou que o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência faz parte do programa de governo do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes. “As múltiplas ações na área da saúde só têm acontecido porque existe uma determinação do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes para que o município possa avançar. Vamos avançar ainda mais e cumprir com nossa missão maior que é cuidar das pessoas”, disse Hirano.
Um dos articuladores do projeto, o vereador Abdu Neme destacou a importância de ter um olhar diferenciado para a cidade de Campos. Segundo ele, tanto o Governo do Estado, quanto o Governo Municipal e os vereadores. “É um projeto para salvar vidas, porque o infarto do miocárdio é o que mais mata no mundo. Nós médicos, Hospital Escola Álvaro Alvim e a Santa Casa de Misericórdia prontos 24h para o atendimento”, disse. O programa será coordenado pelo médico Halim Abdu Neme.
Sobre a clínica de Hemodiálise, o prefeito destacou: “É um grande problema do Brasil, do Rio de Janeiro e da nossa região. Temos uma fila de espera de mais de 100 pacientes. Outros sendo levados pela Prefeitura para Itaperuna para fazer tratamento e alguns vivendo dentro dos hospitais para não perder a vaga”.
Visita – Doutor Luizinho ressaltou a importância de Campos como polo regional de Saúde. Ele também elogiou as obras que estão sendo realizadas, em parceria com o Governo do Estado, no Hospital Geral de Guarus. “O governador Cláudio Castro me pediu para comunicar que vamos ajudar os municípios na área de Saúde. Nos próximos dias, vamos trazer para Campos as novas ambulâncias do SAMU”, também anunciou Doutor Luizinho. “Na ocasião, o governador Cláudio Castro estará na cidade”, completou o prefeito.
O secretário de Estado percorreu, na tarde desta terça, a Nova Emergência da unidade - primeira etapa de obras - e vistoriou a segunda, que consiste em reforma e ampliação do Novo HGG.