
As ações de prevenção à doença terão continuidade neste sábado (22), na Praça São Salvador, no Centro, com a realização do evento “A praça é Rosa”, das 9h às 13h, para avaliação médica e agendamento de exames. É imprescindível que todas as mulheres a partir dos 35 anos de idade compareçam à praça.
A primeira-dama Tassiana Oliveira fez um apelo às mulheres. “Não deixem de fazer a mamografia, principalmente por medo, já que as chances de cura são bem maiores quando a doença é descoberta precocemente. Antes de amar ao próximo, devemos nos amar e cuidar da nossa saúde”, disse ela.
Já a oncologista Janaína Lobo fez coro com a primeira-dama, ao dizer que é preciso estimular as mulheres para que realizem a mamografia. “Percebemos que a adesão ao exame é baixa e esse fato deve ser motivo de preocupação. Existe uma estimativa para os anos de 2021 e 2022 de 66 mil novos casos de câncer de mama no país, ou seja, 50 mulheres serão diagnosticadas com a doença diariamente. Daí a importância do olhar mais apurado do profissional”, explicou a médica, que agradeceu a Prefeitura pelo evento na Câmara que, segundo ela, serviu para sanar dúvidas e trocar experiências.
O evento foi direcionado às servidoras públicas do município, com idade acima de 40 anos. Foram debatidos temas como fatores de risco e prevenção ao câncer de mama, autoexame, sinais, sintomas e formas de tratamento.
No saguão da Câmara, uma exposição de fotos, denominada "Muito além de um diagnóstico", chamava a atenção de quem passava pelo local. Onze mulheres que estão em tratamento ou já receberam a cura posaram para as lentes do fotógrafo e maquiador Binho Dutra.
Uma delas foi a dona de casa Raquel Guedes Braga, 30 anos, que descobriu um câncer de mama em 2020, após um autoexame. “Tem cinco meses que fiz a cirurgia para a retirada total da mama direita (mastectomia), mas já me considero uma vencedora”, afirmou ela, que atualmente usa uma prótese removível. Seu sonho, no entanto, é fazer a cirurgia de reconstrução mamária. “É um resgate da autoestima”, acrescentou.
A técnica de enfermagem Nelsinéia Gonçalves dos Santos, 45 anos, também posou para as lentes de Binho. Desde 2016, ela já enfrentou quatro tipos de cânceres. “Tive câncer de útero, faringe, pulmão e cabeça. Sou paciente da Dra. Janaína e hoje faço tomografia a cada três meses”.
Já a ex-vendedora, atualmente empresária do ramo de gastronomia em Búzios, Samantha Laurindo Souza, 36 anos, venceu um câncer de ovário, descoberto há 12 anos. Ao final do ciclo de palestras, ela contou sua história de superação no plenário da Câmara. “Fui convidada pela Dra Janaína para estar neste evento e falar para as pessoas que existe vida após o câncer. Muitas pessoas não conseguem, por exemplo, voltar ao mercado de trabalho, mas é possível. Sou prova disso”, disse Samantha.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade
De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de maio; há vagas para os campi Campos Centro, Campos Guarus, Quissamã e São João da Barra
As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros
Secretário estadual de Habitação falou sobre relação entre prefeito de Campos e presidente da Alerj, 2026 e situação do RJ