O evento foi conduzido pela diretora Geral, Irmã Rosa Idalia Pesca; Elisabeth Landin,vice-diretora do Isecensa; Carlos Alexandre de Azevedo Campos, coordenador geral do curso de direito do Ise e Juliana Landin,que é a coordenadora do curso de Direito da Instituição. O presidente da OAB- Campos,Felipe Estefan, também compôs a mesa e destacou a importância do NPJ.
- Aqui estamos para dar mais uma resposta. Queremos que o Núcleo de Prática Jurídica seja um espaço de aprendizagem de busca da verdade, porque julgamento esse pertence só a Deus, nem Jesus quis julgar. Será um espaço para aquele que não tem quem o defenda - disse a diretora Geral do Isecensa, Rosa Idalia.
O espaço conta com arquitetura marcante e moderna, de Carolina Landin. Com salas de atendimento ao público, sala de audiência virtual, tribunal do júri, sala de aula e prática jurídica com dispositivos móveis. O NPJ está aberto para contribuir para que graduandos em Direito da Instituição atuem efetivamente na construção e avaliação de possíveis casos em atendimento à comunidade em geral.
O NPJ também homenageia o advogado e professor do Ise, Marcelo Lessa, empenhando seu nome à sala de prática jurídica da unidade.O promotor Marcelo Lessa faleceu no ano passado.