Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Carlos Morales, a unidade funcionará em um prédio do órgão, localizada no Parque Aurora, das 8h às 17h. Inicialmente, de acordo com ele, quatro veterinários estarão atuando na UBS, prestando o primeiro atendimento ao animalzinho.
Morales informou, ainda, que os atendimentos serão prioritários para protetores de animais, cães e gatos abandonados e pessoas que não têm condições de custear uma consulta em clínica particular.
“Os atendimentos serão consultas de emergência e, dependendo do diagnóstico, o veterinário receitará a medicação para o proprietário comprar, com exceção da esporotricose, que é uma zoonose (passa do gato para o ser humano), onde o CCZ disponibiliza o remédio gratuitamente, mediante receita emitida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)”, pontuou o diretor, acrescentando que a UBS Animal será um desdobramento do atendimento já prestado pelo órgão.
Carlos Morales anunciou que o projeto já está pronto e a planta será enviada para a Secretaria de Obras, para que as intervenções iniciem o mais rápido possível. “Isso vai ajudar muitos protetores de animais que tanto precisam desse atendimento emergencial”, concluiu.