Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) também mostra que, entre 1º e 18 de maio, 60 dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro (dois terços das cidades) não registraram óbitos por Covid-19. Dos 287 óbitos contabilizados este mês nos demais municípios, apenas 15 ocorreram em maio de 2022, ou seja, 5%. Os municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana não estão entre os 60 sem óbitos.
- Esse cenário é consequência da vacinação no estado do Rio de Janeiro, que já atingiu 84% de toda a população fluminense com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda doses. O Mapa de Risco para Covid-19 que será publicado amanhã mostra que o número de óbitos caiu. Mas a população com 60 anos ou mais precisa retornar aos postos - diz o secretário de estado de saúde, Alexandre Chieppe.
Escolas - Cerca de 100 pessoas foram testadas contra covid-19 na Escola Municipal Dr. Luís Sobral, no Jardim Carioca, na quarta-feira (18). Todos os casos deram negativo para a presença do coronavírus. O serviço de testagem itinerante tem ajudado a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia a evitar a propagação do coronavírus no ambiente escolar. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o serviço contemplou os alunos autorizados pelos responsáveis e, ainda, funcionários da unidade.
“A Prefeitura também vai promover a testagem na Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, ligada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), na segunda-feira (23), para profissionais e alunos, das 9h30 às 14h. A unidade também registrou casos de infecção de estudantes e servidores. A Testagem Itinerante começou no dia 16 de março e, até agora, já foram testados cerca de 2 mil pessoas, entre alunos e profissionais, em um total de 15 unidades escolares”, afirmou o coordenador do PSE, João Oliveira.