Natural de Atafona, distrito de São João da Barra, ele treina desde julho de 2024 para a prova mais importante de sua trajetória de pouco mais de três anos dedicados às corridas. Disposição não vai faltar na terra do Tio Sam para levar o nome de São João da Barra à 129ª edição do evento.
“É um orgulho muito grande representar minha cidade, que amo tanto, e ser referência no esporte, especialmente entre os maratonistas. É uma honra levar o nome e a bandeira de São João da Barra para os Estados Unidos, na maratona mais icônica do mundo. Ser o primeiro sanjoanense na Maratona de Boston é uma grande conquista”, enfatizou.
A preparação física do atleta começa com uma alimentação balanceada. “Na corrida de longa distância, temos que focar em bons carboidratos para gerar uma demanda energética adequada, combinando com suplementação de vitaminas e eletrólitos. Durante os treinos, perdemos muitos sais minerais, então essa reposição é importante, além de manter sempre uma boa hidratação”, explicou.
Ele complementa que, para atingir um bom desempenho, é necessário associar esses cuidados a um descanso adequado e a um sono regular, permitindo extrair o máximo rendimento no dia da maratona.Nos treinamentos de corrida, Dioni explica que, para quem é maratonista, os volumes de treino são bem altos.
“Nesta preparação, estou chegando a 145 km na semana de pico, e neste último mês, todas as semanas estou ultrapassando os 100 km. São treinos divididos em uma ou duas sessões diárias, totalizando de sete a oito treinos de corrida por semana, além de dois a três treinos de fortalecimento na academia”, detalhou.
De acordo com o atleta, esse volume total de 120, 130 ou 145 km por semana é distribuído entre treinos longos, intervalados e leves, permitindo que ele chegue no dia da prova pronto para dar o seu melhor.
“A preparação é comigo mesmo. Sou profissional de Educação Física e muito dedicado, dedicação comigo não falta. Mas, assim como qualquer outro atleta, preciso de apoio. As despesas não são poucas”, destacou Dioni, referindo-se aos custos com passagem, hospedagem e alimentação. Para ajudar a custear a viagem, ele conta com o apoio da Prefeitura de São João da Barra, por meio da lei municipal de ajuda de custos.
Além da preparação física, o atleta continua participando de provas importantes, melhorando seu desempenho e trazendo medalhas para o município. Até o momento, Dioni Miranda já participou de cerca de 20 competições. Além da Maratona do Rio, na qual ficou na 67ª colocação geral entre 10 mil atletas e na 16ª posição na categoria específica dele, o sanjoanense já correu a Maratona Internacional de Buenos Aires, na Argentina, e a Volta Internacional da Pampulha, em Minas Gerais.
Outro destaque de sua trajetória foi a participação no Circuito Adventure Run 2023/24, uma competição de corrida em montanha, na qual ele se sagrou campeão na categoria “longas distâncias” e recebeu o título de “Rei do Circuito Adventure Run” após vencer as quatro etapas da competição.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão
Com a presença de familiares e amigos, o sepultamento aconteceu na tarde desta terça-feira no cemitério Campo da Paz; Afrânio estava internado no Hospital da Unimed, onde sofreu uma parada cardíaca decorrente de complicações de pneumonia
Ex-atleta jogou na década de 80; não há informações sobre a causa da morte
Exonerações atendem a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)
Estão previstas inaugurações em várias áreas do município, que completa 190 na próxima sexta-feira (28)