Mais de 700 filmes inscritos para I Festival Internacional Goitacá de Cinema
Dora Paula Paes 30/04/2025 09:31 - Atualizado em 30/04/2025 09:32
Divulgação Quiprocó Filmes
Com mais de 700 filmes de diversas partes do Brasil e do mundo, estão encerradas as inscrições dos trabalhos que concorrem a uma vaga para exibição no I Festival Internacional Goitacá de Cinema, nas mostras competitivas. Domingo (27) foi o último dia, de acordo com o edital. O evento audiovisual será entre os dias 19 e 24 de agosto, em Campos. O lema, defendido pelos organizadores, é "Preservar e Formar para o Futuro", com compromisso de ser diverso, potente e plural.
A partir de agora, os filmes inscritos serão avaliados pela curadoria do Festival, que vai trabalhar na seleção dos filmes que farão parte da programação das cinco Mostras Competitivas. "Estamos transbordando de alegria por cada história, cada olhar, cada aposta que chegou até a gente", escreve os organizadores, ao anunciar o encerramento das inscrições, em suas redes sociais.
No total são cinco mostras:Mostra Competitiva Brasileira totalmente voltado para filmes nacionais (curtas e longas) que se destacam pela inovação; naMostra Competitiva Internacional de filmes internacionais com novas perspectivas ou, ainda, naMostra Zezé Motta com trabalhos que abordam questões de gênero, raça e diversidade. O festival também terá aMostra KBrunquinho, filmes infantis e para jovens, com categorias para curtas e longas. Outra é a Mostra Olhares da Planície, neste caso o foco está na produção do interior do Rio, revelando novos talentos.
A primeira edição acontece entre os dias 19 e 24 de agosto de 2025, com programação em diversas salas e espaços culturais da cidade. Com apoio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o festival exibirá pelo menos 50 filmes ao longo de seis dias. Zezé Motta, atriz nascida em Campos, será a grande homenageada do evento, que contará com uma mostra em seu nome dedicada à diversidade de raça e gênero.
A programação inclui ainda um Programa de Formação, com oficinas e workshops; o Cine Market Goitacá, voltado para o desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios; e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, que oferecerá debates, conferências e palestras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS