Primeiro encontro foi realizado na noite desta terça-feira
/
Foto: Divulgação
É possível realizar ações culturais em Campos sem ficar vulnerável à burocracia do poder público? Para várias pessoas ligadas à produção e divulgação cultural, sim, embora sejam muitos os desafios. Exatamente por isso, foi criado na noite desta terça-feira (1º) um grupo envolvendo representantes da literatura, do patrimônio histórico, da música, do cinema, da fotografia, da educação, da produção e gestão cultural, da imprensa e da iniciativa privada. O objetivo é realizar um fórum independente, com encontros periódicos, promovendo debates em que surjam propostas culturais e ideias para que estas se tornem viáveis.
O grupo em questão foi idealizado pelo arquiteto Edvar Junior, o jornalista Matheus Berriel e o produtor cultural Wellington Cordeiro. Também participaram do encontro inaugural as historiadoras Sylvia Paes e Graziela Escocard; o memorialista Genilson Paes Soares; os poetas Ronaldo Junior e Carlos Augusto Souto de Alencar; a gestora cultural Anna Franthesca; o cineasta Victor van Ralse; a atriz Adriana Medeiros; os jornalistas Edmundo Siqueira, Dora Paula Paes, Marina Bruno e Sílvia Salgado; o fotógrafo Tarcísio Nascimento; a cantora Leny Moraes; o músico Renato Arpoador; os professores e produtores culturais Marcelo Sampaio e Almir Junior; o também produtor Antônio Luiz Baldan; e os empresários Ricardo Menezes e Bianca Trindade, totalizando 23 presentes.
Foram abordados temas como uma exposição a ser realizada por Beatriz Murad, Sylvia Paes e Karla Aridi, na Casa de Cultura Villa Maria; o adiamento da Bienal do Livro; o planejamento do Festival Doces Palavras (FDP!) e a Feira Bambas da Planície. Entre outras propostas, também se falou sobre a possibilidade de criação de corredores culturais temáticos no município, e a necessidade de capacitação para se criar projetos com potencial para serem aprovados em editais. Todos os temas serão novamente tratados nos próximos encontros, com periodicidade e pautas a serem definidas.
De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades
As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros