E a 12ª Bienal do Livro de Campos sai ainda em 2024?
Dora Paula Paes - Atualizado em 16/10/2024 08:32
Bienal de Campos
Bienal de Campos / Arquivo/Folha da Manhã
E a 12ª Bienal do Livro de Campos? O dia 9 de novembro marcou a abertura do último evento literário de Campos, em 2022. No ano passado, dentro do calendário ímpar, o município promoveu em setembro a 5ª edição do Festival Doces Palavras (FDP!). Até o momento, a prefeitura de Campos ainda não sinalizou para a realização da Bienal. Especula-se possibilidade do evento ficar para março do ano que vem, mesmo que a Bienal já tenha uma verba de R$ 1,4 milhão depositada desde o ano passado, da Lei Rouanet.

A Folha da Manhã aguardou a resposta da Prefeitura para a demanda quanto à possibilidade do evento ocorrer ainda neste ano ou de acontecer junto com o FDP!, em 2025. Até o fechamento da edição não havia uma resposta.

Uma das bienais da cidade, que foi considerada uma das mais acessíveis a toda a população, aconteceu na Praça do Santíssimo Salvador, no centro histórico. Nos bastidores do governo, ventila-se a vontade do prefeito Wladimir Garotinho de reeditar o evento no local, porém, nada foi anunciado neste sentido até o momento.

A Bienal de Campos, que já teve programação memórável, com grandes nomes da literatura, da música, também já foi realizada no Centro de Evento Popular Osório Peixoto (Cepop), no Instituto Federal Fluminense e na Pecuária. Em 2022, a Bienal atravessou o Rio Paraíba do Sul e foi realizada, pela primeiravez, no subdistrito de Guarus. Foram oito dias da 11ª edição no Guarus Plaza Shopping. No total, foram 250 mil exemplares de livros comercializados em uma tenda-galpão de 1.200 m², reunindo 18 editoras, além de outras participando de espaços complementares.

O evento veio de um hiato de 2018 a 2022, já que a edição prevista para 2020 foi inviabilizada pela pandemia da Covid-19. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) foi uma das entidades parceiras da Prefeitura de Campos na realização desta Bienal.

Local, como parceiro do município, a Associação de Imprensa Campista (AIC), que participa da Bienal desde 2014, segundo o presidente da Associação, Wellington Cordeiro, informou nesta terça-feira (15),até o momento a associação não recebeu nenhum comunicado oficial para reunião que possa materializar na realização da 12ª Bienal de Campos, ainda este ano.

Ano ímpar - No ano passado, em sua quinta edição, foi realizado o Festival Doces Palavras (FDP!). O evento cumpriu a sua missão de divulgar duas tradições em Campos: a doçaria e a literatura. O evento aconteceu no Jardim do Liceu de Humanidade, no quadrilátero histórico da cidade, local onde nasceu o seu projeto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS