José Francisco Rodrigues: Rumo ao Natal
José Francisco Rodrigues - Atualizado em 16/10/2024 07:57
José Francisco Rodrigues
José Francisco Rodrigues / Divulgação
O Dia das Crianças marcou a última grande data promocional do comércio antes do Natal, que é a principal. Este período é tradicionalmente reconhecido como o mais importante para o setor varejista, sendo importante para alavancar o faturamento das empresas na reta final do ano. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) já começou a elaborar sua campanha natalina, com o objetivo de aumentar as vendas e, consequentemente, gerar maior movimento econômico para o comércio local.
Com a aproximação do Natal, as expectativas são altas, especialmente devido ao desempenho modesto das outras datas promocionais ao longo do ano. Esse cenário destaca a importância de uma forte mobilização para garantir que as vendas de dezembro sejam expressivas. Para tanto, é fundamental uma estratégia que promova o comércio local de forma eficaz, levando em consideração a peculiaridade da economia da região, que, na temporada de verão, enfrenta a saída temporária de muitos consumidores locais aos balneários vizinhos, com quedas nas vendas de janeiro e fevereiro.
Nesse contexto, a união de esforços entre lojistas e autoridades públicas torna-se necessária. A criação de um ambiente festivo, seguro e convidativo é uma das premissas para o sucesso das vendas de Natal. Decorações em pontos estratégicos, como ruas comerciais e centros de compras, bem como a promoção de eventos culturais, são fundamentais para atrair consumidores e estimular o comércio. Espera-se, portanto, uma atuação ativa da Prefeitura na promoção dessas ações, garantindo que o ambiente da cidade esteja preparado para receber um maior fluxo de consumidores durante o período natalino.
Os lojistas também devem considerar a implementação de promoções e descontos atrativos, além de estratégias de marketing que dialoguem com as necessidades e expectativas dos consumidores. O engajamento do público dependerá não apenas da oferta de bons produtos, mas também da criação de uma experiência de compra agradável.
Portanto, o Natal representa uma oportunidade para o comércio local, sendo a última grande chance de aumentar as receitas antes da temporada de baixa movimentação devido às festividades de fim de ano e ao verão. A sinergia entre o setor privado e o poder público será determinante para o sucesso desta campanha, que tem como principal meta reverter o cenário econômico modesto dos meses anteriores e encerrar o ano com resultados sólidos.
* Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos

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