Conexão Educação: Japão é o destino por mais conhecimento
Fabiano Rangel 17/04/2024 00:52 - Atualizado em 17/04/2024 00:57
Enquanto o Ocidente dorme, o Oriente está acordado pensando e inovando e vice-versa. O mundo está globalizado e a educação, como parte deste todo, também não para. As gerações vão mudando constantemente para acompanhar as evoluções frenéticas do Globo.
Eu, Fabiano Rangel, como educador e diretor de escola, não posso fechar os olhos e ficar numa zona de conforto, preciso ir atrás, estudar e aprender sobre o que está acontecendo de melhor no mundo. Além dos congressos em âmbito nacional e inúmeras formações de nosso Sistema de Ensino, tenho buscado ampliar os horizontes em outras terras. Foi assim na Finlândia, Disney, São Francisco e este ano, Japão é o destino. Estamos falando de um país que ocupa o sexto lugar mundial nos rankings de desempenho em Matemática e Ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2019, divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). É também reconhecido pela qualidade de sua educação, que possui algumas práticas bem diferentes das escolas do Ocidente. Valores rígidos de disciplina e cooperação marcam a educação deste país, bem como o grande tempo dedicado pelos alunos ao aprendizado de diversas habilidades.
O Positivo está trazendo para nossa escola não apenas um presente de nos proporcionar conhecer e aprender sobre educação do outro lado do mundo, mas principalmente a oportunidade de mergulhar em uma cultura totalmente diferente de um país que é respeitado por todo o Planeta. Quem não se lembra de episódios em competições mundiais em que os japoneses deixavam as arquibancadas impecavelmente limpas? A educação aplicada aos jovens do referido país é sempre comentada como algo inovador e que transforma jovens em adultos seguros e bem resolvidos.
E se a roda não para, também não podemos parar. Vamos buscar o que há de melhor no mundo. É claro que com os pés no chão, pois se estamos falando de culturas diferentes, temos a consciência de que não poderemos aplicar cem por cento do que for descoberto por lá.
E como diz o historiador e professor Leandro Karnal, é no conhecimento que existe uma chance de libertação.


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.