LIRAa aponta para risco de surto de dengue em Campos
04/11/2021 19:48 - Atualizado em 05/11/2021 11:27
Supcom - Divulgação
A Prefeitura de Campos, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu o 5º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Com base no resultado, que foi de 4,4% para infestação predial, que indica risco de surto, o órgão intensificou as visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikunginya. Segundo o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
No LIRAa realizado pelo município em agosto, o índice de infestação predial na cidade foi de 2%. Em maio, tinha sido 3,9%. Os anteriores foram realizados em março com índice de 5,3% e em janeiro, com 4,4%.
A pesquisa amostral foi realizada entre os dias 17 e 26 de outubro. Durante esse período os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) percorreram 7.589 imóveis distribuídos pela área urbana da cidade. “Outubro foi um mês bastante chuvoso e com dias de temperaturas altas que contribui muito para a proliferação do mosquito. O LIRAa revelou que cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios e esta realidade pode mudar se cada um fizer sua parte, pois as chuvas continuam, o que favorece o aparecimento de novos focos”, explica o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Em relação aos criadouros do mosquito, o LIRAa revelou que depósitos móveis como lixo doméstico, latas, pratos, copos e demais materiais descartáveis representam 42,2%. Em seguida, estão pneus, com 18,4%. Além deles, as equipes também identificaram a reprodução do mosquito baldes, vasos de plantas, pratos e bebedouros de animais domésticos, tanque de borracharia e lajes, que representam 16,4%.
“A partir dessas informações, estamos atuando diretamente nos bairros que apresentaram alto e médio risco de forma a reduzir os impactos nestes locais”, disse Claudemir. Dentre as ações de prevenção, estão a conscientização da população para destinação correta do lixo e evitar água parada nos quintais; eliminação de inservíveis e lavagem frequente dos depósitos vulneráveis; entre outras.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas