Secretaria de Educação continua com polo de testagem da Covid-19
06/10/2021 18:53 - Atualizado em 06/10/2021 18:54
O polo de testagem para Covid-19 da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai completar um mês na próxima semana. Desde a inauguração, em 15 de setembro, realizou 17 atendimentos. Trata-se de uma parceria entre Seduct e a Secretaria Municipal de Saúde, por iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE). A unidade atende, exclusivamente, os profissionais e estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, e está ajudando a descentralizar o serviço na cidade. Os atendimentos ocorrem mediante agendamento prévio, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h; e às terças, quartas e quintas, das 9h às 11h.
Guilherme Manhães, atua no setor de Gerência de Compras da Secretaria e foi um dos primeiros testados. “Fui tratado muito bem, com muita atenção, o ambiente é muito calmo, sem correria, sem burocracia. Foi tudo bem rápido e, graças a Deus, meu resultado deu negativo”, disse.
Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, a medida se soma às ações do Plano Municipal de Ensino Híbrido Seguro que também dispõe do sistema de retrovigilância nas unidades escolares, evitando a propagação do coronavírus.
“Essa é uma parceria importante que envolve a saúde e a educação, dentro de um plano de ensino híbrido seguro. O polo cria mais uma oportunidade de avançarmos para além da vacina; permite continuarmos fazendo o monitoramento da Covid-19 no sistema de educação, beneficiando tanto os profissionais e quanto os alunos das escolas públicas e privadas. Para isso, é necessário que o contato seja feito diretamente nas escolas, envolvendo a gestão escolar, que, por sua vez, faz o contato com a área da saúde. Temos uma estrutura ágil para permitir a identificação precoce e um maior controle dos casos positivos de Covid”, explicou Marcelo.
Para o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, o trabalho de prevenção passa não apenas pela vacinação em massa. “Entendemos que é importante, para redução de danos, continuarmos mantendo todas as medidas de biossegurança, como o uso de máscara e álcool gel, por exemplo. Nesse momento em que a gente começa a voltar ao convívio nas escolas, precisamos ficar ainda mais atentos. E, se surgirem possíveis sinais de sintomas, a melhor estratégia é a testagem. Caso o resultado seja positivo, iremos isolar o servidor ou aluno e evitar a disseminação do vírus dentro da escola”, garantiu.
Segundo a coordenadora do PSE, Catia Mello, o Fluxograma de Testagem Para Covid-19 (AQUI) segue etapas e critérios definidos em parceria com a Secretaria de Saúde. Ela destacou alguns itens: “o servidor precisa ter sintomas pelo menos por três dias para o teste de antígeno e acima de sete dias para o teste sorológico; o encaminhamento médico deverá conter o dia de início dos sintomas; o critério de definição para que o servidor realize os testes swab e/ou sorológico será feito pela Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde”, adiantou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas