Coppam aplica multa aos proprietários do Solar dos Airizes por abandono
24/07/2020 18:04 - Atualizado em 25/07/2020 11:48
Rodrigo Porto
O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam) aplicou multa aos proprietários do Solar dos Airizes, localizado na BR 356, entre Campos e São João da Barra. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24), pelo jornalista Saulo Pessanha, em seu blog hospedado no Folha 1.
Na ocasião, o jornalista relatou que o imóvel está em situação precária, com parte de sua fachada desmoronada e com o risco de novas quedas, falta de manutenção tanto da área externa como da interna, além do entorno abandonado.
De acordo com a Prefeitura de Campos, o Coppam determinou, por unanimidade, a aplicação de multa de 2.500 UFICA’s, que ficará vinculada ao referido imóvel, bem como à dívida ativa municipal. Em reunião exclusiva para apuração do caso, após visita ao local, a totalidade dos conselheiros aprovou a aplicação da multa. A notificação já foi publicada no Diário Oficial e, no momento, o Conselho está tentando notificar os proprietários pessoalmente.
Conforme já veiculado na imprensa local, o referido imóvel encontra-se em situação precária, tendo parte de sua fachada desmoronada e com o risco de novas quedas, falta de manutenção tanto da área externa como da interna, além do entorno abandonado, descaracterizando-o. Tal fato infringiu os termos da lei municipal nº 8.487/2013, sendo considerada uma infração de gravidade média (art. 35, II), bem como somados aos agravantes descritos nos incisos I, V, VI e VIII do art. 35, §1º da mesma lei.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 19/2/1940, processo n. 0177-T-38, inscrição nº 276 no Livro de Belas Artes. O proprietário do prédio, o historiador Alberto Frederico de Moraes Lamego, faleceu em 1951. Em 1961, o Iphan fez uma vistoria e notificou os herdeiros, sobre o péssimo estado que se encontrava o prédio.
Em edições anteriores, a Folha da Manhã mostrou a situação de abandono do prédio, que recentemente, perdeu uma de suas janelas e parte da estrutura da parede da frente. Primeiro imóvel tombado pelo Iphan em Campos, em 1940, e antiga residência do jornalista e historiador Alberto Lamego, o Solar dos Airizes foi adquirido em 2014 pela Teixeira Holzmann Empreendimentos Imobiliários, empresa de Londrina, no Paraná. No último dia 10 de julho houve a reunião em caráter de urgência do Coppam, por videoconferência, tendo na pauta a situação do prédio, que o Iphan diz estar acompanhando enquanto aguarda decisões judiciais.
Em nota, o Iphan informou que “vem acompanhando a situação do Solar do Airizes, monumento marcante para a região e para o patrimônio cultural do estado como um todo. Correm na Justiça alguns processos para garantir a restauração do imóvel. O Iphan aguarda as decisões judiciais, assim como mantém as fiscalizações para garantir a preservação do bem tombado”.
A Folha tentou contato telefônico e por e-mail com a Teixeira Holzmann, sem êxito.
Importância histórica - Até o final do século XIX, o Solar dos Airizes foi sede de um engenho de açúcar que veio a ser demolido. Tendo como estilo característico o colonial de inspiração neoclássica, na época do tombamento, o casarão abrigava seu mais ilustre morador, Alberto Lamego. Além do purismo arquitetônico, o acervo do jornalista e historiador, incluindo mobiliário e pinacoteca, também foi considerado pelo Iphan para tombar o imóvel.
Popularmente, o Solar dos Airizes é conhecido ainda por ter inspirado o romancista e poeta Bernardo Guimarães a escrever o romance “A Escrava Isaura”. Contudo, segundo a historiadora Rafaela Machado, diretora do Arquivo Municipal Waldir Pinto de Carvalho, não há provas sobre a presença de Bernardo nas terras do solar ou registros oficiais de que o autor tenha visitado Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

    Ex-vereadora Cecília Ribeiro tem casa invadida e roubada em Campos

    Foram levados R$ 67.500 em dinheiro, jóias e celulares; durante a ação, Cecília estava na residência com outras mulheres