Tatu resgatado em São Francisco de Itabapoana
28/06/2019 15:51 - Atualizado em 10/07/2019 14:53
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) resgatou um tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), na localidade de Baixinha, próximo ao Vilão. A ação dos agentes do órgão ocorreu na tarde dessa quinta-feira (27).
“Ele se encontrava no quintal de uma residência, tendo a moradora acionado a nossa equipe através do Canal Verde. Realizamos o resgate do tatu-galinha, que é uma espécie comum na região, mas que acaba sendo caçado para servir de alimentação, não por questão de necessidade, e sim devido à cultura local”, explicou a analista ambiental Juliana Souza.
O técnico em Meio Ambiente Douglas Barreto, que também é analista ambiental da Sema, examinou o animal e constatou que estava em condições de ser reintroduzido à natureza, não sendo necessário passar por nenhum tipo de tratamento. O tatu-galinha foi entregue aos guarda-parques da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), que promoveram a soltura nas imediações da unidade.
Orientações – O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, ressaltou a importância de acionar o Canal Verde sempre que algum morador se deparar com um animal silvestre.
“É importante não se aproximar e nem se arriscar a tentar fazer a captura por conta própria. A recomendação é ligar para o Canal Verde por intermédio do telefone 9.8161-6713, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, que a nossa equipe fará o resgate com toda a segurança. Já nos demais dias e horários, os moradores podem ligar para a Guarda Civil Municipal, através do telefone 153, ou ainda para o Corpo de Bombeiros (193)”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Prefeitura de Quissamã é condenada a pagar R$ 100 mil por falta de preservação do Complexo de Machadinha supreme

    Decisão é referente à ação do MPRJ para debelar o suposto estado de abandono do patrimônio histórico

    Sindicato dos hospitais alega atrasos de R$ 100 milhões e Prefeitura reafirma que repasse está em dia

    De acordo com o SindhNorte, o atraso dos repasses se acumularia desde 2016; Secretaria de Saúde diz que não há comprovações de dívida da atual gestão

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI