Temer diz que governo está disposto a trazer crianças separadas dos pais no EUA
26/06/2018 16:24 - Atualizado em 29/06/2018 18:15
Divulgação
O presidente Michel Temer afirmou, nesta terça-feira (26), que o governo brasileiro está disposto a "colaborar" com o transporte para o retorno de crianças brasileiras que foram separadas dos pais, flagrados ao tentar entrar de forma ilegal nos Estados Unidos.
Temer abordou o assunto em reunião com o vice-presidente dos EUA, Milke Pence, que está em visita ao Brasil. Depois, em declaração à imprensa, ele informou o desejo de buscar as crianças, caso seja o interesse das famílias. "Levantei com o vice-presidente Pence a questão dos menores brasileiros que se encontram separados de seus pais nos EUA. Disse que se trata de questão extremamente sensível para a sociedade e governo brasileiros. Pedi sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias", disse Temer.
"Eu assinalei até que nosso governo está pronto a colaborar no transporte dos menores brasileiros de volta ao Brasil, se esse for o desejo das famílias. As autoridades dos dois países continuarão em contato sobre esse tema", completou Temer.
Na semana passada, o governo americano divulgou que havia, pelo menos, 49 crianças brasileiras em abrigos nos EUA. O Ministério das Relações Exteriores tem a expectativa de que, nos próximos dias, três crianças sejam liberadas para ficar com parentes. A separação de crianças e pais, flagrados na tentativa de entrar nos EUA, faz parte da política de "tolerância zero" do governo de Donald Trump contra a imigração ilegal.
Mais cedo, antes da declaração de Temer, o embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, já havia dito que Temer está disposto a mandar “buscar” as crianças brasileiras nos Estados Unidos. “O presidente Temer disse que respeitava internamente a legislação americana, mas achava que, dentro dos limites e da vontade das famílias, ele estava, inclusive, disposto, se fosse necessário, a mandar buscar as crianças”, completou o diplomata.
Amaral ponderou, no entanto, que a decisão de trazer as crianças vai depender das famílias, porque pode ser que os pais prefiram que os filhos continuem em território americano. "Cada caso é um caso", observou. Segundo ele, o consulado brasileiro tem notícia de 51 crianças em abrigos nos Estados Unidos.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Com presença de Lula, novo prédio da UFF Campos é inaugurado

    Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora