Mar avança em Atafona, mas previsão é de maré baixa
Jéssica Felipe 27/03/2018 18:24 - Atualizado em 29/03/2018 14:11
Avanço do mar em Atafona
Avanço do mar em Atafona / Paulo Pinheiro
Apesar do avanço de três metros na última semana, a previsão é de maré baixa em Atafona. Nos últimos dias, o mar voltou a levar parte dos escombros que ainda restam do conhecido prédio do Julinho, chegando a atingir o muro da residência mais próxima do local. A Defesa Civil e secretaria de Meio Ambiente do município estiveram no lugar e continuam monitorando a situação, que segundo o coordenador, Adriano Assis, está sob controle.
Adriano explicou que o cenário é esperado para essa época do ano, que geralmente apresenta muitas fases de avanço e recuo.
— Tivemos uma maré mais alta um pouco, de lua nova e de lua cheia, que enche mais. Temos uma semana já e isso foi mais acentuado num ponto só, naquela parte no prédio do Julinho. O mar avançou em média três metros e contornou os escombros do prédio se aproximando do muro da casa. Até o momento permanece e não tem nenhuma alteração. Está se aproximando esses meses que sempre tem uma ressaca ou outra, pode vir a acontecer dele avançar mais um pouco, mas a previsão é de maré baixa. Ele está na faixa de areia ali, mas já estamos na maré baixa, maré pequena — acrescentou o coordenador da Defesa Civil, informando que o mar pode recuar na mesma medida que avançou ou mais um pouco nos próximos dias.
Para a região do pontal, a situação é similar. "Devido à cheia mudou um pouco o cenário no Pontal, mas permanece a mesma situação, rio baixo e sobre normalidade, medindo atualmente 5,1 metros", esclareceu Adriano.
A dona do imóvel atingido, Sônia Ferreira, disse que, apesar da situação tensa, o momento é de esperança. "Tenho fé que vai ficar tudo bem. É de fato muito triste a gente acompanhar esse momento". Sônia, que mora atualmente com a filha e o neto, diz que sua família fica preocupada com a situação. "A maioria está longe e não está acostumada com isso. A pressão para sair daqui é muito grande, mas por enquanto vou ficando até se acontecer de o muro cair".
Contenção - Ainda no papel, o protejo de contenção do mar na orla de Atafona é uma das esperanças tanto do poder público quanto da população. Na busca de recursos para obras de contenção do avanço do mar em Atafona, a Prefeitura de São João da Barra enviou à Coordenadoria Geral de Prevenção e Preparação da Defesa Civil Nacional, no ano passado, o Plano de Trabalho de Obras de Contenção. O plano tem como base o anteprojeto elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que prevê um valor em torno de R$ 180 milhões para sua execução.
  • Avanço do mar em Atafona

    Avanço do mar em Atafona

  • Avanço do mar em Atafona

    Avanço do mar em Atafona

  • Avanço do mar em Atafona

    Avanço do mar em Atafona

  • Avanço do mar em Atafona

    Avanço do mar em Atafona

  • Avanço do mar em Atafona

    Avanço do mar em Atafona

  • Avanço do mar em Atafona

    Avanço do mar em Atafona

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Homem é encontrado morto com mãos amarradas próximo à usina São João, em Campos

    Homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (3), na Estrada do Sem Terra, sentido Brejo Grande

    Após cancelamento da Fepe, Fundação Cultural de Campos repudia decisão da CDL

    Em nota divulgada neste sábado (4), FCJOL afirma que cancelamento é decisão exclusiva da CDL e destaca que alternativas propostas pelo município não foram consideradas

    Pesquisadora sofre acidente em trilha de Campos, passa a noite em mata e é resgatada

    Ela foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado após acidente em uma trilha na região do Imbé

    Família vive momentos de terror durante assalto em Campos

    Os assaltantes levaram R$ 92 mil em dinheiro, além de diversos objetos e um carro

    Corpo de adolescente encontrado no Rio Paraíba é velado em Campos

    Carlos Rafael tinha 15 anos e está sendo velado na Capela São José, no Cemitério do Caju; ele morreu nessa terça-feira após se afogar no rio