Incêndios em Portugal matam 32 pessoas e ferem 56
16/10/2017 18:59 - Atualizado em 01/11/2017 17:17
Os incêndios em Portugal já mataram 32 pessoas e feriram 56. Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), nesse domingo (15) foi o dia mais crítico do ano. Entre os feridos, 20 são bombeiros.
Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (16) pela ANPC, 39 pessoas foram socorridas (23 bombeiros e 16 civis), 56 estão feridas (16 delas em estado grave e um bombeiro) e 40 têm ferimentos leves. Há ainda sete pessoas desaparecidas.
O país está em alerta vermelho devido ao risco de incêndios. A Organização das Nações Unidas (ONU), em sua conta no Twitter dedicada às mudanças climáticas, publicou imagens dos sinistros em Portugal. Uma delas mostra a cidade Vieira de Leiria com o céu negro por causa da fumaça.
António Costa, primeiro-ministro português, decretou estado de calamidade pública em todos os distritos ao norte do Rio Tejo. Além disso, Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos para colaborar com o combate aos incêndios.
Solidariedade
O comissário europeu de Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, afirmou que o mecanismo europeu está pronto para ajudar. Declarou ainda compaixão profunda e solidariedade a Portugal e Espanha pelos incêndios florestais.
— O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia está monitorando de perto e em contato constante — declarou.
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, manifestou, em nota, solidariedade às populações, aos integrantes do Executivo e aos bombeiros no combate ao fogo, e externou pesar aos parentes das vítimas. Rebelo de Sousa e António Costa cancelaram suas agendas de compromissos nesta segunda-feira para acompanhar os desdobramentos da situação no país.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

    Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

    Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    IMTT instala mais 50 pontos de fiscalização eletrônica em Campos

    A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis