Defesa Civil alerta para frente fria
10/08/2017 18:52 - Atualizado em 12/08/2017 18:44
Uma frente fria com possibilidade de ressaca está prevista para o litoral sanjoanense, porém segundo a Defesa Civil do município tudo está sob controle, principalmente na área de Atafona onde o mar avançou e tem ameaçado subir mais. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São João da Barra, Adriano Assis, as ondas podem chegar a três metros, porém não há motivos para alarde, pois os agentes estão em constante monitoramento e prontos para quaisquer eventualidades.
— Estamos recebendo uma frente fria com possibilidade de ressaca, mas aqui ela não chega com tanta intensidade. A nossa orientação é que os pescadores não saiam para o alto mar até que o tempo melhore — ressaltou Adriano ao acrescentar que em caso de necessidade, as pessoas podem chamar o socorro da Defesa Civil através do 199 ou do telefone 2741-8370.
Em relação ao avanço do mar em Atafona, Adriano informou que, por enquanto, a situação está controlada e a área está assoreada. Vale lembrar que a prefeita Carla Machado decretou situação de emergência no município por conta das destruições em Atafona.
Além de decretar a situação de emergência, Carla Machado continua articulando apoio na busca por recursos para pôr em prática medidas de contenção do avanço do mar em Atafona, distrito de São João da Barra. Em um espaço de dois dias, ele esteve na área do Pontal com representantes da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), respectivamente a deputada federal Cristiane Brasil e o deputado estadual André Corrêa.
No último dia 5, a deputada e a prefeita conversaram com empresários do setor pesqueiro sobre o processo de assoreamento na foz do Rio Paraíba do Sul, ocasionando grandes prejuízos para a pesca, principal atividade econômica do distrito e uma das principais do município. Após ver de perto a situação, a parlamentar confirmou apoio à luta pela contenção do mar e se colocou à disposição para tentar uma solução junto ao Governo Federal.
O deputado estadual e ex-secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, esteve em Atafona no último dia 7. Acompanhado do coordenador do Limpa Rio – programa estadual responsável pela manutenção e limpeza dos leitos e margens de córregos e rios –, Carlos Ramos, da prefeita Carla Machado e do secretário e Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex firme, ele testemunhou os problemas enfrentados pela classe pesqueira em decorrência avanço do mar, do assoreamento na foz do Paraíba e de canais que cortam o município. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Prefeitura de Quissamã é condenada a pagar R$ 100 mil por falta de preservação do Complexo de Machadinha

    Decisão é referente à ação do MPRJ para debelar o suposto estado de abandono do patrimônio histórico

    Sindicato dos hospitais alega atrasos de R$ 100 milhões e Prefeitura reafirma que repasse está em dia

    De acordo com o SindhNorte, o atraso dos repasses se acumularia desde 2016; Secretaria de Saúde diz que não há comprovações de dívida da atual gestão