Defesa Civil segue alerta em Atafona por avanço do mar
14/06/2017 09:28 - Atualizado em 15/06/2017 16:46
Mar em Atafona avança e deixa moradores preocupados
Mar em Atafona avança e deixa moradores preocupados/Paulo S.Pinheiro
Moradores da Baixada, em Atafona, no município de São João da Barra, continuam de olhos bem abertos e muito preocupados. É que o mar, apesar de ter recuado, ainda bate com força nas casas e, na última segunda-feira, causou alagamento em vários pontos do Pontal. A Defesa Civil esteve no local nessa terça-feira (13) pela manhã e informou que a mudança climática dos últimos dias alterou a intensidade das ondas, onde o Atlântico encontra com o Paraíba do Sul.
Coordenador da Defesa Civil de SJB, Adriano Assis informou que a equipe monitora a região e está de prontidão. Segundo Assis, a área da foz do Paraíba é a única no município que sofre com as investidas das ondas do mar. Ele acredita que o fenômeno seja ocasionado pela mudança do clima e um alerta de ressaca, há dois dias, para o litoral de Quissamã, também no Norte Fluminense.
— Nossa equipe está de plantão, monitorando a situação por 24 horas. É importante destacar que não há ninguém desabrigado e nem há risco de desabamento. Nesta quarta-feira se inicia uma nova fase da lua que é a minguante e acreditamos que o mar irá recuar ainda mais — disse o coordenador.
Mar em Atafona avança e deixa moradores preocupados
Mar em Atafona avança e deixa moradores preocupados/Paulo S.Pinheiro
Movimento — Os movimentos em defesa da revitalização da orla de Atafona têm ganhado força. Além do “SOS Atafona”, foi criado o grupo “Atafona não vai cair!”. Os grupos estão se reunindo para tratar das iniciativas que serão traçadas na obtenção de apoio imediato para a trágica situação vivida no momento.
Paralelamente às tentativas dos movimentos sociais, a secretaria de Meio Ambiente realizou, no início desta semana, o plantio de ipomea nas dunas do trecho da avenida Atlântica, em Atafona, onde está sendo feito o trabalho de remoção com retorno ao mar da areia acumulada nas residências e ruas, resultado do processo de erosão costeira. A ação faz parte da programação oficial em comemoração à Semana do Meio Ambiente. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas
Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia

Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local