Fachin autoriza PF interrogar Temer
30/05/2017 22:08 - Atualizado em 01/06/2017 15:22
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou, nesta terça-feira, que o presidente da República, Michel Temer, seja interrogado pela Polícia Federal no inquérito em que é investigado, referente à gravação de conversa entre ele e o executivo da JBS, Joesley Batista, no último dia 17 de maio. Relator da Lava Jato no STF, Fachin decidiu que o presidente deve responder às perguntas dos policiais dentro do rito do inquérito. As perguntas poderão ser encaminhadas por escrito, e o prazo para respostas será de 24 horas.
Fachin desmembrou o inquérito em dois. O primeiro, referente à conversa entre Temer e Joesley Batista passou a ter como alvos o próprio presidente e o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), seu ex-assessor. O segundo, voltado apenas para a situação do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), também flagrado em conversas comprometedoras com o mesmo empresário, entre outras.
Faltando poucos dias para o julgamento sobre a chapa eleitoral que o elegeu vice-presidente, em 2014, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a decisão de Fachin é mais uma situação de fragilidade para o governo. Também chega em um momento de tumulto, com a recusa do ex-ministro da Justiça, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), de assumir o ministério da Transparência e de muitas indefinições sobre o apoio de parlamentares ao Executivo.
Temer tirou Serraglio da Justiça – pasta que em tese deveria comandar a Polícia Federal. Serraglio recusou-se a assumir a pasta da Transparência, o que poderá fazer com que Loures perca foro privilegiado, já que este ocupava como suplente a cadeira de Serraglio na Câmara. Para manter o foro, só se algum colega de seu estado deixar a Câmara para assumir um dos ministérios vagos. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação