Delação de mais 77 da Odebrecht
20/12/2016 09:55
Divulgação
Janot/Divulgação
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nessa segunda-feira (19), os acordos de delação premiada de 77 executivos da empreiteira Odebrecht, firmados com a força-tarefa de investigadores do Ministério Público Federal (MPF) na Operação Lava Jato. Os documentos chegaram ao STF por volta das 9h e foram trancados em uma sala-cofre. As delações detonaram crise nos quadros da política nacional, nos últimos dias, nos três poderes. Em Campos, atingiram Rosinha (PR), prefeita do município, e Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro.
Com o envio, caberá ao ministro Teori Zavascki decidir pela homologação dos depoimentos, fase em que as oitivas passam a ter validade jurídica. O ministro poderá recusar os acordos se entender que os depoimentos não estão de acordo com a Lei 12.850/2013, que normatiza as colaborações premiadas.
A decisão só deve ser tomada em fevereiro, quando a Corte retorna ao trabalho após o recesso de fim de ano, que teve início nessa segunda-feira.
Entre os depoimentos dos delatores, figura o do empresário Marcelo Odebrecht, condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 19 anos e quatro meses de prisão por crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro na Lava Jato.
Nos depoimentos, o empreiteiro citou nomes de políticos para quem ele fez doações de campanha, que teriam origem ilícita. Os detalhes são mantidos em segredo de Justiça para não atrapalhar as investigações.
Vazamentos — Um dos assuntos que poderão ser discutidos pelos ministros na volta do recesso será o vazamento dos depoimentos antes do envio dos termos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo. Na semana passada, o ministro Gilmar Mendes disse que o STF precisa discutir o vazamento dos acordos de delação premiada de investigados na Operação Lava Jato. De acordo com Mendes, não é possível descartar a possibilidade de anulação das delações, que têm sido divulgadas pela imprensa antes da homologação pelo Supremo.
Após a divulgação extra-oficial das primeiras delações pela imprensa, Janot informou que vai apurar o vazamento para a imprensa de documento sigiloso que seria relativo à delação premiada de um dos executivos da Odebrecht. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Criminosos armados assaltam posto e levam R$ 100 mil em Campos

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos chegaram ao local em um Fiat Fiorino branco, com placa clonada. Um dos assaltantes que estava armado, rendeu os funcionários e o gerente do posto

Capotamento deixa seis pessoas gravemente feridas na BR 101, em Campos

Acidente aconteceu na madrugada desse sábado (23); vítimas foram socorridas para o HFM

Vicente Alvite, neto dos Garotinhos, em mais uma novela na Globo

O garoto de 9 anos está em "Êta mundo melhor" e vive o personagem Aladin

Morre vítima de acidente entre moto e caminhão de gás em Campos

Colisão aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), na RJ 216, altura do Parque Vivendas dos Coqueiros; ele chegou a ser socorrido para o hospital mas não resistiu aos ferimentos

Homem é esfaqueado durante desentendimento por R$ 80 em Campos

Ele teve um corte profundo na mão direita e outro corte na mão esquerda e está no Hospital Ferreira Machado