A polêmica linguagem neutra
Dora Paula Paes 03/02/2024 09:03 - Atualizado em 03/02/2024 09:03
Agência Brasil
O Ministério da Educação ainda não bateu martelo na aplicação do uso da linguagem neutra em instituições de ensino públicas ou privadas. No início do ano passado, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que é atribuição do Ministério tratar das diretrizes. A posição veio após a Corte derrubar uma lei no estado de Rondônia que proibia a variante linguística.

O assunto, no entanto, não sai da pauta e, vez ou outra, o polêmico “todes” ressurge. No dia 19 de janeiro, uma lei que proíbe o uso da linguagem neutra em instituições de ensino de Natal (RN) foi aprovada e sancionada.

Em 2023, quando STF derrubou a lei estadual de Rondônia, todos os ministros da Corte acompanharam o relator, ministro Edson Fachin. A ação foi proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino.

A linguagem neutra, ou linguagem não binária, propõe o uso de artigos neutros “e”, “x” ou “@”, em substituição aos artigos feminino e masculino “a” e “o”. Na linguagem, as palavras “todas” ou “todos” são grafadas, por exemplo, como “todes”, para evitar a utilização dos marcadores de gênero.
Sem regulamentação dentro do Ministério da Educação, por outro lado, discursos dentro do governo Lula já utilizam a linguagem.

Posição - A mestre em Língua Portuguesa, professora de Latim e História da Língua, Edinalda Almeida, pontua: “A Língua Portuguesa tem origem, prioritariamente, no Latim, língua que apresenta três gêneros gramaticais: masculino, feminino e neutro. No entanto, não herdamos o gênero gramatical neutro (temos vestígios, apenas, em alguns pronomes). Então, aplicar a flexão de gênero neutro no Português caracteriza, a meu ver, uma grande confusão entre gênero gramatical e gênero como construção social.
Não vejo coerência nenhuma.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    IFF abre 1.032 vagas para cursos de graduação e técnicos de nível médio supreme

    As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de maio; há vagas para os campi Campos Centro, Campos Guarus, Quissamã e São João da Barra

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Bruno Dauaire de cupido entre Wladimir e Bacellar para 2026

    Secretário estadual de Habitação falou sobre relação entre prefeito de Campos e presidente da Alerj, 2026 e situação do RJ