Material com educação financeira
Volta às aulas e a correria para comprar o material escolar de uso exclusivo do aluno. Os pais devem estar atentos e sempre buscar informações de preços através de órgãos direcionados ao consumidor. A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Campos) divulgou no dia 16 de janeiro pesquisa de preços do material escolar, em Campos. A diferença de preços em alguns produtos chegou a 850% de um estabelecimento para o outro.
A sondagem do Procon-Campos foi realizada nos dias 11 e 12 de janeiro em cinco estabelecimentos da cidade. Foram analisados 49 produtos, como caderno, apontador, borracha, lápis, caneta, cola, giz de cera e lancheira térmica, dentre outros.
O secretário Executivo do Procon, Carlos Fernando Monteiro, diz que a pesquisa revelou que a diferença de preços em alguns produtos, como o lápis preto n° 2, chega a 882,50%, seguido pela borracha n° 40, que foi de 850%. “Nosso levantamento leva em consideração o menor preço encontrado nas lojas, já que os estabelecimentos podem trabalhar com fornecedores e marcas diferentes, o que pode ocasionar essa variação gritante”, disse o secretário, ressaltando que é importante que os pais façam a pesquisa antecipadamente. “Certamente, eles vão conseguir fazer uma boa economia”, acrescentou.
O Procon estadual também disponibiliza constantemente pesquisas de preços atualizadas.
Alguns pais estão em alertas; já sabem se procurar atender todas as exigências dos filhos o valor da compra pode até dobrar. “Não levo minhafilha”, diz uma mãe.