Educação Emocional em foco
Dora Paula Paes 03/02/2024 09:19 - Atualizado em 03/02/2024 11:56
 
infoedu
Algumas escolas já debatem a importância da educação emocional, também conhecida como inteligência educacional. Mas como é possível fazer isso na escola? Estudiosos dizem que existem diversas formas para lidar com a educação emocional, uma delas, por exemplo, é ter momentos para atividades de reflexão direcionadas por um professor. Assim, os alunos podem pensar a respeito de questões diversas e entender como seria o comportamento deles diante do mundo. É possível perceber que cada vez mais, os jovens, de forma geral, sentem dificuldade em solucionar conflitos nas mais diversas situações.
De acordo com Daniel Goleman, estudioso responsável pelo conceito de inteligência emocional por meio do seu livro “Inteligência Emocional”, publicado em 1986, a inteligência emocional é a capacidade de identificar os próprios sentimentos e de outras pessoas, sendo possível haver motivação e gestão das emoções próprias e nos relacionamentos que são desenvolvidos na vida.
Atualmente as ações dos jovens envolvendo a escola estão mais explícitas. O ambiente escolar, por vezes, se torna palco para situações como o início de relacionamentos amorosos ou ao bullying, por exemplo.
Ainda, segundo estudiosos, é preciso preparo para saber lidar com o aluno individualmente e entender que, além de aluno, também é alguém com sentimentos. Neste caso, é de consenso, que o ambiente escolar precisa estar preparado para ser o suporte do estudante na hora de desenvolver a própria capacidade de lidar com as emoções, que são intensas.
Foi buscando melhorar ainda mais essa relação que o Centro Escola Riachuelo aderiu há cerca de sete anos o Programa Escola da Inteligência, idealizado pelo Dr. Augusto Cury, sendo o primeiro colégio de Campos a implantar a educação socioemocional, estimulando e promovendo as funções como: autocontrole, empatia, criatividade, autoestima, consciência crítica e acima de tudo fazendo os outros entenderem que é necessário saber conviver com as diferenças.
Para isso, o diretor geral do Grupo Riachuelo, com cinco unidades em Campos, Fabiano Rangel entendeu que era importante também aproximar a família da escola e promover a construção de relações saudáveis, realizando, inclusive, Caminhadas pela Vida envolvendo toda a comunidade escolar.
— Somos a primeira escola de Campos a trazer a educação socioemocional para dentro da sua grade escolar por meio da EI, formando os líderes de amanhã. Em um mundo dinâmico e repleto de desafios, a prevenção emerge como a chave para um futuro promissor e uma vida plena. Nesse contexto, a atenção às emoções ganha destaque, tornando a prevenção da saúde socioemocional uma prioridade desde os primeiros anos de vida. É nesse ponto que entra em cena a Escola da Inteligência (El), uma valiosa parceria dedicada a fortalecer os alicerces emocionais desde a infância. Ao adotar uma abordagem proativa, a El não apenas prepara as crianças para lidar com os desafios emocionais, mas também promove habilidades essenciais para a construção de relações saudáveis e para a administração eficaz das emoções ao longo da vida — destacou o diretor Fabiano.

Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local