Proposta de diálogo e relações estremecidas
04/01/2025 08:22 - Atualizado em 04/01/2025 08:25
Ponto Final
Ponto Final / Reprodução
Diálogo
Durante a cerimônia de posse, realizada na última quarta-feira (1º) na Câmara de Campos, o prefeito reeleito Wladimir Garotinho (PP) defendeu o diálogo para manter o desenvolvimento do município. Ele se dirigiu ao ex-presidente do Legislativo campista, vereador Marquinho Bacellar (União), que é oposição ao seu governo, e agradeceu o parlamentar. “Numa demonstração de maturidade política, eu quero agradecer ao vereador Marquinho Bacellar. A oposição faz bem a democracia e nos faz crescer e amadurecer. Todos sabem das diferenças que tivermos, mas as diferenças e as batalhas que travamos me fizeram crescer. Espero que também tenham te feito amadurecer, porque Campos precisa seguir em frente. Campos precisa ter paz”, afirmou o prefeito.
Recado
Ainda sem sua fala, Wladimir mandou um recado ao presidente campista da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e irmão de Marquinho, Rodrigo Bacellar. “Em seu nome, mande um abraço ao seu irmão Rodrigo Bacellar, que é deputado, presidente da Alerj, provavelmente será reeleito presidente da Alerj. Todos nós precisamos esquecer a eleição. Ela já passou. O resultado está dado. Lá atrás nós fizemos um entendimento, depois nós nos desentendemos de novo, mas foi através desse entendimento, eu, Rodrigo Bacellar, Bruno Dauaire e Cláudio Castro, que vieram muitas obras para esse município. Eu preciso ser justo. Então, depois houve novamente o desentendimento. A gente foi para uma eleição, disputou e a eleição passou. Que a gente entenda que Campos é maior do que Wladimir e que é maior do que qualquer um. E eu, na condição de prefeito, vou dialogar com todos para buscar recursos, investimento, para buscar dias melhores para nossa cidade”, destacou.
Independente
Também na solenidade de posse, a única mulher eleita vereadora e a mais jovem parlamentar do país, Thamires Rangel (PMB), declarou ter um posicionamento independente em seu mandato. Filha do deputado estadual Thiago Rangel (PMB), ela foi eleita com 5.483 votos. “Quero aqui deixar claro que eu faço parte de um grupo político que é independente, que não está a mercê de interesses pessoais e que também não vai ir contra ou a favor do Executivo nessa questão de candidatura da Mesa Diretora da Câmara. Portanto, a minha abstenção, diferente do que muitos pensam, não é uma omissão. Eu continuo com o meu dever como vereadora. Eu vou fiscalizar e estar presente em todos os momentos que forem possíveis para conseguir com que o êxito seja alcançado... Estou aqui como independente e vou agir com base nos meus ideais e nos ideais do meu grupo político que são a favor da população campista”, disse a parlamentar que se absteve de todos os votos na composição da eleição da Mesa Diretora.
Relação estremecida
A relação entre a atual prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia (SD), e sua antecessora, a ex-prefeita Francimara Barbosa Lemos, parece não estar tão boa quanto aparentava durante a campanha eleitoral. Nesta semana, canais da Prefeitura elencaram uma série de “desafios” que a atual prefeita irá enfrentar como regularizar o pagamento dos servidores públicos, incluindo os salários de dezembro que não foram quitados por Francimara. A Saúde também foi citada, com relatos de moradores referentes à situação de abandono. Por falar em Saúde, a prefeita realizou uma visita no Hospital Manoel Carola nessa quinta-feira (2) e, segundo a Prefeitura, foi identificado que os 30 leitos abertos ainda não foram ativados. Vinte deles sequer foram credenciados junto ao Ministério da Saúde. O aparelho de raio-x não está funcionando. A cozinha está em péssimas condições. Também foram verificadas infiltrações no novo prédio e colchões em estado precário de manutenção, que terão de ser substituídos. 
Resposta
Após as críticas, que também envolveu a frota do transporte de SFI, o ex-prefeito de SFI e marido de Francimara, Frederico Barbosa Lemos, fez um comentário em uma das postagens feitas em rede social da Prefeitura de SFI. Ele rebateu as críticas da seguinte forma: “Só para acrescentar que esta máquina velha aí atrás na foto é de governos passados (2002) que foi a leilão e não tiveram interesse na compra da sucata. Quem escreveu a matéria com toda certeza não é de São Francisco e muito menos conhece a realidade que vivemos hoje e deveria se interessar em dizer qual o tamanho da frota que a Francimara deixou. Se quiser passo a quantidade de máquinas, veículos de pequeno porte e ambulâncias padrão UTI que foi deixada para nossa prefeita Yara. Aproveitando para lembrar que o governo que iniciou foi indicado por Francimara e nosso grupo político, não foi adversário que venceu as eleições”.
Prorrogado
O Governo do Estado prorrogou os convênios vigentes do Programa Somando Forças, executados pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, até dezembro de 2025. São mais de R$ 230 milhões investidos na urbanização de bairros, construção de estádio, quadras poliesportivas, viadutos, centros comunitários e hospitais, reformas em praças públicas, rodoviárias, estação ferroviária, entre outros. A medida garante a continuidade de obras. O Programa Somando Forças possui atualmente 38 obras em sete regiões do estado: Norte, Noroeste, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Centro-Sul, Serra e Região Metropolitana. Em Aperibé, no Noroeste, por exemplo, o Hospital Municipal Augustinho Gesuald está sendo reformado e ampliado. Já em Laje do Muriaé, o Estado investiu mais de R$ 2,4 milhões na construção e reforma de espaços de lazer, playground e quadras poliesportivas para crianças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS