Base Integrada de Segurança de Farol de São Tomé monitora 50 câmeras
03/01/2025 19:22 - Atualizado em 03/01/2025 19:26
O prefeito Wladimir Garotinho visitou, na tarde desta sexta-feira (3), a Base Integrada de Segurança que funciona na Escola Municipal Farol de São Thomé, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Ordem Pública. O prefeito acompanhou o monitoramento em tempo real realizado pelas equipes da Guarda Civil Municipal e da Ordem Pública.
Wladimir falou sobre a estrutura de segurança, montada para garantir mais um verão tranquilo a todos que participarem da programação de shows, eventos e ações promovida pela Prefeitura.
“A pessoas que quiser vir curtir o verão com a sua família, poderá vir certo de que a praia conta com segurança completa. São 50 câmeras espalhadas por toda praia, para dar tranquilidade a todos, para que todos possam aproveitar mais um verão de paz em Farol”, comentou o prefeito.
Na base, em uma central de monitoramento, equipes treinadas operam as 50 câmeras, posicionadas de forma estratégica na estrada e em diferentes pontos da praia. A central conta com o equipamento “speed done”, que faz a identificação das placas de veículos e a verificação de faces. As imagens ficam armazenadas por um certo período para os casos de serem solicitadas por órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil, para a elucidação de delitos e crimes.
O secretário de Ordem Pública, Jackson Souza, falou sobre as melhorias realizadas. “Esse ano, a base vai estar operando com 50 câmeras e com uma novidade: estaremos com câmeras ao longo de toda a RJ 216, do posto da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), em Donana, até a praia de Farol. Estamos com câmeras em todos os pontos da estrada, garantindo um percurso bem monitorado, propiciando a todos um tráfego bem tranquilo. As câmeras inteligentes possuem reconhecimento facial, auxiliando o trabalho das forças de segurança na localização de carros procurados pela justiça, carros roubados, carros furtados, carros clonados. Enfim, o trabalho este ano, durante o verão, está muito mais tecnológico”, concluiu Jackson.
A Secretaria de Ordem Pública conta, ainda, com um drone para o monitoramento de toda a orla de Farol durante shows e eventos. Todo trabalho das equipes da secretaria e da Guarda Municipal vai acontecer de forma integrada com policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM). A comunicação será por sistema de rádio, alinhando as ações.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS