Ponto Final: Juninho Virgílio é novo líder do governo na Câmara
- Atualizado em 11/05/2024 08:29
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Novo líder
O vereador Juninho Virgílio (Podemos) é o novo líder do governo Wladimir na Câmara de Campos. O ofício enviado pelo próprio prefeito ao Legislativo foi lido na sessão da última quarta-feira (8). Anteriormente, Juninho era vice-líder do governo e depois da saída de Álvaro Oliveira para o retorno de Fábio Ribeiro, que também já foi ocupou o posto de líder no Legislativo, a posição não havia sido definida oficialmente. Para a vice-liderança foi designado o vereador Fred Rangel (PP).
Agradecimento
O novo líder oficial do governo, usou a tribna para agradecer o posto. "Queria agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho e ao vice-prefeito Frederico Paes pelo documento que foi entregue a essa Casa nos confiando como líder de governo e nosso colega Fred Rangel como vice-líder. Encaro com mais um desafio. Encaro da mesma maneira como encarei no primeiro biênio quando me tornei vice-presidente desta Casa, da mesma maneira que encarei quando fui convidado a assumir a secretaria de Governo. Independente de documento que viesse para cá, não mudaria em nada o meu posicionamento aqui nessa Casa", disse Juninho.
Vetos mantidos
Ainda na sessão da última quarta-feira, os vereadores decidiram manter, por maioria, dois vetos do prefeito Wladimir. O primeiro veto analisado foi referente à Lei 9.394 de 05 de outubro de 2023 que “autoriza a dispor sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, apresentar diagnósticos e metas relativas à educação ao Poder Legislativo Municipal e dá outras providências". Já o segundo texto analisado foi sobre a lei 9.395 de 05 de outubro de 2023 que “dispõe sobre cobrança de taxa diária de permanência em depósito público municipal de veículo rebocado por infração ao Código de Trânsito Brasileiro".
Contratação vedada
A Prefeitura de Campos publicou decreto que veda a contratação de mão de obra de prestadores de serviços da modalidade de Recibo de Pagamento a Autônomo (RPA) por parte dos gestores municipais. A medida levou em consideração a adequação da vedação de contratação temporária em período eleitoral, ressaltando a importância da garantia da lisura do processo eleitoral, a transparência na gestão pública e o respeito aos princípios constitucionais da igualdade e da moralidade administrativa.
Contas aprovadas
As contas da gestão da prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, referentes ao exercício 2022 foram aprovadas nessa quinta-feira (9) pela Câmara Municipal. Dos 11 vereadores presentes na sessão, 10 seguiram o parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Francimara lembrou que a partir do primeiro ano de governo, em 2017, o TCE-RJ emite pareceres favores que, desde então, são seguidos pelo Legislativo Municipal. “Responsabilidade e compromisso com o dinheiro público sempre guiaram a minha gestão, desde o primeiro dia em que assumi a prefeitura”, disse a prefeita.
Eleita
A reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), professora Rosana Rodrigues, e o professor Rodrigo Lira, da Universidade Cândido Mendes (Ucam), foram eleitos por aclamação, respectivamente, presidente e vice-presidente do Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes (Fidesc). Ela irá ocupar o cargo do ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães. O ciclo de gestão no Fidesc é de quatro anos e a organização tem por finalidade promover a integração das instituições de ensino superior de Campos, apoiando e fortalecendo ações conjuntas para o desenvolvimento da educação e da ciência.
“Quem matou Marielle?”
A Procuradoria-Geral da República (PGR) concluiu que o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, foi executado para proteger interesses econômicos de milícias e desencorajar atos de oposição política. A conclusão está na denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra os irmãos Brazão, presos em março deste ano. Eles são acusados de serem mandantes do crime. Durante as investigações, o ex-policial Ronnie Lessa assinou acordo de delação premiada e assumiu ter cometido os assassinatos.
Nova rota
A partir de quinta-feira (16), o Programa de Transporte Universitário de Campos vai ganhar uma nova rota para atender os estudantes moradores de Três Vendas e Sapucaia, no turno noturno. Antes, eles eram atendidos na rota de Conselheiro Josino/Vila Nova, que foi revisada e desmembrada. Com a mudança, a rota de Santo Eduardo passa a cumprir o seguinte fluxo: Santo Eduardo, Santa Maria, Espírito Santinho, Morro do Coco e Centro da cidade. A de Conselheiro Josino atenderá: Santa Barbara, Palmares, Murundu, Chave do Paraíso, Vila Nova, Conselheiro Josino e Centro da cidade. E a rota de Três Vendas fará: Três Vendas, Sapucaia e Centro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS