Fred Rangel com apoio de cinco partidos para presidir a Câmara Municipal
Gabriel Torres - Atualizado em 07/12/2024 13:06
Vereador Fred Rangel
Vereador Fred Rangel / Foto: Rodrigo Silveira
O vereador reeleito Fred Rangel (PP) já conquistou a maioria necessária entre os eleitos em 6 de outubro para presidir a Câmara Municipal de Campos no biênio 2025-2026. Dos seis partidos que compõem a base do governo na Câmara, cinco declaram apoio à sua candidatura: PP, MDB, PDT, PL e Republicanos. Todos os vereadores eleitos destas legendas têm, somados, 17 votos, mais do que os 13 necessários. A eleição para a Mesa Diretora do legislativo campista acontece no dia 1º de janeiro, na primeira sessão do ano, que também dará posse ao prefeito reeleito Wladimir Garotinho.

Passadas as eleições municipais, alguns vereadores reeleitos colocaram seus nomes à disposição da presidência da Câmara. Entre eles, o mais votado Kassiano Tavares (PP) e Cabo Alonsimar (PDT). Mas, durante o mês de novembro, ganhou força o nome de Fred Rangel, um dos sete eleitos do PP. Com a maior bancada no legislativo a partir de 2025, sete cadeiras, o partido afirma não abrir mão de ter o presidente já no biênio 2025-2026.

O primeiro apoio recebido por Fred Rangel foi de seu partido, o PP, no dia 7 de novembro. Em reunião com o presidente da sigla, Mauro Silva, os vereadores eleitos definiram apoio a Fred. Além dele, o PP elegeu Kassiano Tavares, Professor Wainer, Bruno Pezão, Fábio Ribeiro, Marquinho do Transporte e Sub Jackson.
Na última semana de novembro, três partidos decidiram também apoiar o nome de Fred. O primeiro deles foi o MDB, do vice-prefeito Frederico Paes, presente nas articulações. Com três vereadores eleitos, Silvinho Martins, Paulo Cothé e Marcione da Farmácia, o MDB declarou no dia 26 voto em Fred.

O PL, dos vereadores eleito Abdu Neme e Nildo Cardoso, definiu no dia 27 que também irá apoiar a candidatura de Fred Rangel à presidência da Mesa Diretora. No dia 28, foi a vez do PDT, que terá três cadeiras na Câmara: Leon Gomes, Cabo Alonsimar e Diego Dias.

O Republicanos foi o último partido a declarar oficialmente caminhar com a candidatura de Fred Rangel, na última terça-feira, 3 de dezembro. A legenda elegeu dois vereadores, Anderson de Matos e Dudu Azevedo.
Com o apoio de todos estes partidos, Fred Rangel é amplo favorito. PP, MDB, PDT, PL e Republicanos tem 17 vereadores, mais do que os 13 votos necessários para eleger o presidente da Câmara.

Presente nas articulações, o vice-prefeito Frederico Paes defendeu a candidatura de Fred Rangel em uma publicação nas redes sociais. Segundo ele, a escolha por Fred se deve ao PP ter eleito a maior bancada.“Esse consenso contempla o princípio da proporcionalidade das bancadas eleitas, e é fruto de diálogo com os demais partidos de nosso grupo e da base do governo, que elegeu 19 vereadores do total de 25 de nosso Legislativo”, escreveu o vice-prefeito.

O único partido que compõe a base do governo no legislativo e não declarou apoio a Fred é o Podemos, do vereador reeleito e também candidato à presidência, Juninho Virgílio. Além dele, o partido elegeu o pastor Marcos Elias. Em entrevista ao programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, Juninho Virgílio afirmou que sua candidatura vai até o final: ”Sou candidatíssimo”. Desde o final de outubro, ele conversou com vários vereadores eleitos, tentando articular apoio à sua candidatura e apresentando seus projetos para a Câmara. A Folha, durante a semana, tentou mais uma vez saber de Juninho se mantém o desejo de concorrer à Mesa Direitora, porém, até o fechamento da edição, ele não respondeu à demanda.

Publicamente, o líder maior do grupo de vereadores eleitos, o prefeito Wladimir Garotinho tem mantido um discurso pacificador. Segundo ele, quando questionado sobre a questão, reforça que todos os 19 vereadores da base do governo, eleitos e reeleitos, têm o direito de almejar e colocar seus nomes para o cargo maior no Legislativo. Chega a dizer que “são eles (os vereadores) que devem conversar para chegar a decisão satisfatória”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS