Delegada Madeleine, Professor Jefferson, Fabrício Lírio e Thuin participam de debate na Inter TV
Os candidatos a prefeito de Campos Delegada Madeleine (União), Professor Jefferson (PT), Fabrício Lírio (Rede) e Thuin (PRD) participaram do debate promovido pela Inter TV, afiliada da Rede Globo, na noite desta quinta-feira (3), há apenas três dias para a eleição. Na ocasião, os prefeitáveis tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e expôr seus pontos de vista sobre variados temas. Convidado, o prefeito Wladimir Garotinho (PP), candidato à reeleição, não compareceu ao evento.
O debate, mediado pela apresentadora Bette Lucchese, foi dividido em quatro blocos. O primeiro e terceiro bloco foram de tema livre, já o segundo e quarto foram de temas sorteados na hora. Cada candidato teve 2 minutos para resposta de perguntas e 1 minuto e meio para réplica e tréplica.
No bloco de abertura, o primeiro a perguntar foi o candidato Thuin, que escolheu a Delegada Madeleine para responder. A pergunta foi relacionada à saúde pública. Em sua resposta, Madeleine aproveitou para críticar a ausência de Wladimir. "Lamento profundamente a ausência do prefeito Wladimir Garotinho. Tenho certeza que você está aí, Wladimir, na sua casa assistindo com o boneco, mas seria uma ótima oportunidade para que você pudesse responder, por exemplo, por que em quatro anos você não conseguir resolver o transporte? Por que as pessoas continuam dormindo nas filas para conseguir atendimento? Eu gostaria de perguntar a você, por exemplo, como um contrato sai de R$ 9 milhões para R$ 43 milhões? Como você conseguiu fazer tamanha covardia em cobrar um IPTU retroativo para as pessoas e deixar essas pessoas com os nomes sujos? É muito difícil, é um tapa na cara da população", disse Madeleine ao elencar suas propostas para a Saúde como o programa Atende Logo e a implantação da Clínica da Família. "O que a gente vê hoje são pessoas que não conseguem ser atendidas. Nós vamos fazer o programa Atende Logo, que é um programa tecnológico de informatização de todo sistema de saúde para que as pessoas possam ter transparência e saber onde estão os médicos e onde elas serão atendidas. Nós faremos também a Clínica da Família no Centro da cidade, onde atenderá homens, mulheres e crianças para que isso possa trazer mais circulação de pessoas para o Centro da cidade", comentou.
Na réplica, Thuin disse que a saúde é ruim em todo o município e defendeu o retorno do plano de saúde para os servidores, parcerias com a Faculdade de Medicina e hospitais filantrópicos e particulares. Já na tréplica, Madeleine destacou que a obra do Hospital Geral de Guarus (HGG) foi feita com verba do governo estadual e voltou a criticar o prefeito Wladimir.
Em seguida, a segunda pergunta do debate foi feita pela Delegada Madeleine ao candidato Thuin, sobre aplicação do orçamento. Thuin destacou que o orçamento de Campos está "mal administrado" e criticou a política de assistencialismo da atual gestão, além da cobrança do IPTU retroativo. Ele defendeu a criação de uma Zona Especial de Negócios, a revitalização da Codin, e o incentivo para atrair investimentos. Thuin também destacou que irá manter programas sociais, mas que irá fornecer qualificação para as pessoas.
A terceira pergunta do primeiro bloco foi feita por Fabrício Lírio, que indagou o Professor Jefferson sobre transporte. O petista defendeu a municipalização do transporte e o programa Vai de Graça. Na réplica, Lirio criticou a ideia do adversário alegando que não seria possível fazer um transporte a custo zero em uma cidade na dimensão de Campos e defendeu o transporte por sistema de terminais.
Já Jefferson indagou a Lírio sobre educação e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O candidato do Rede criticou a educação atual e defendeu como proposta a merenda produzida diretamente nas unidades de ensino, valorização do profissional da educação e escolas em tempo integral. Na réplica, o petista falou sobre o seu projeto Pé-de-Meia municipal, voltado para estudantes do 6º ao 9º ano, e defendeu a realização de concurso público.
No segundo bloco, os temas foram sorteados na horas. O primeiro foi ordenamento urbano e a pergunta foi feita pelo candidato Thuin ao Professor Jefferson, que defendeu a construção de uma cidade harmônica, com espaços de lazer e cultura para acolher todas as pessoas. Já o segundo tema sorteado foi concurso e a Delegada Madeleine respondeu a pergunta feita por Jefferson. Ela ressaltou que pretende fazer concurso público e que o servidor terá aumento real de salário. O penúltimo tema do segundo bloco foi meio ambiente e quem respondeu foi Fabrício Lírio, que afirmou que irá acabar com o contrato firmado com a concessionária Águas do Paraíba. Para encerrar o segundo bloco, o tema escolhido foi sustentabilidade, com pergunta do candidato do Rede para Thuin, que defendeu mais árvores na cidade e falou sobre o assoreamento dos canais.
O terceiro bloco também foi de tema livre. E no quarto e último bloco os temas sorteados foram Segurança Pública, Economia, Saúde e Tecnologia. Além disso, os candidatos também apresentaram suas considerações finais.
Candidatos avaliam debate
O candidato Fabrício Lírio ressaltou que o debate é uma oportunidade do eleitor também tirar suas dúvidas. "Importantíssimo o debate porque a gente precisa discutir ideias e propostas e falar com o eleitor a importância que tem o seu voto. O voto é secreto. Saiba que ninguém tem como saber quem você votou. A urna é você votando em um candidato que você deseja. É importante a gente debater, discutir ideias e propostas. São essas propostas que vai fazer com que você escolha o seu candidato. Saiba em quem você vai votar", comentou.
Já o Professor Jefferson elogiou a iniciativa realização do debate e criticou ausência do prefeito, sem citar nomes. "Nós tivemos um debate de alto nível, pudemos apresentar nossas propostas de maneira cordial, com muito respeito um ao outro e, principalmente, com respeito ao eleitor. Porque quem não vem para o debate tem medo de se apresentar, de apresentar as suas condições, de ser questionado e desrespeita a democracia", afirmou.
A Delegada Madeleine também destacou sua avaliação. "O debate é muito importante para a democracia, para debatermos os temas. Era muito importante que o prefeito Wladimir estivesse aqui para que a gente pudesse comentar coisas que a população quer saber. Mas eu quero dizer que no próximo dia 6 você vai ter a oportunidade de fazer a grande escolha de quem vai decidir o futuro da nossa cidade. Nós estamos há 30 anos em atendimento de ciclos familiares que não nos levaram a lugar nenhum. Então agora você vai ter a chance de colocar essas famílias, esse meninos mimados, tanto Caio, Wladimir, Rafael Diniz, todos eles porta afora", disse.
Por fim, Thuin também fez críticas ao atual prefeito. "Infelizmente a gente sabe que hoje a Prefeitura vive de fake news, de palhaçada na internet, com bonequinho, fazendo comida, fazendo careta e não é o que Campos precisa de verdade. Campos está sendo enganado. Campos precisa de desenvolvimento econômico, de geração de emprego. Campos precisa investir no agronegócio e ser parceiro do comércio local, parar de tributar dessa maneira maluca que o atual governo está fazendo", opinou.