Carência no transporte público de Campos é debatida na Câmara
Mário Sérgio Junior - Atualizado em 24/04/2024 16:03
Transporte foi um dos assuntos debatidos
Transporte foi um dos assuntos debatidos / Foto: Genilson Pessanha
O transporte público de Campos foi um dos assuntos debatidos na sessão da Câmara desta quarta-feira (24). O assunto foi levantado pelo vereador Igor Pereira (União). Também sobre o transporte, o vereador Kassiano Tavares (PP) apresentou uma indicação legislativa para a reforma do Terminal Rodoviário Luiz Carlos Prestes, no Centro. Além disso, o Legislativo aprovou cinco projetos de lei.
Igor levou ao plenário duas situações de falta de transporte na Baixada Campista, uma em Farol de São Tomé e outra em Poço Gordo. "Estive no Xexé esse final de semana. Vários comerciantes e moradores me relataram que não tem transporte. Vou dar outro exemplo de Poço Gordo. As pessoas estão em relatando que o transporte sábado só vai até meio-dia e domingo não tem. Uma cidade bilionária não consegue resolver e o povo vem sofrendo com a falta de transporte. Eu falei dois lugares porque foram os que me fizeram as reclamações agora, mas o interior está sofrendo diariamente com a falta de transporte", disse Igor Pereira.
O vice-líder do Governo, vereador Jorginho Virgílio (Podemos), concordou com a situação deficitária do trasnporte, mas destacou que a atual gestão tem trabalhado para melhorar o serviço. "Igor falou aqui sobre o transporte público. Realmente. Eu nunca deixei de falar aqui que, para mim, o transporte público hoje é uma situação que realmente traz para a gente um transtorno, principalmente para os usuários. Mas não tem como a gente deixar de fazer comparações. Está 100%? Não. Mas nós estamos trabalhando, o prefeito está trabalhando, o presidente do IMTT está trabalhando para buscar uma solução, para que a gente possa realmente ter um transporte digno. As obras das estações de integração estão sendo construídas. São obras grandes que a gente não consegue fazer em um estalar de dedos. São três obras grandes que vão trazer um conforto, uma dignidade, para quem é usuário do transporte público", afirmou.
Sobre o anteprojeto de lei que pede a reforma do Terminal Rodoviário, o vereador Kassiano destacou que a intervenção é necessária para modernizar a estrutura que abriga os passageiros dos ônibus. "É um terminal muito antigo e importante para a nossa cidade. A gente que por ali passam muitas pessoas diuturnamente. Então a gente vê a extrema necessidade de uma reforma, de uma modernização. Eu já fiz esse pedido no ano de 2022 e volto aqui para reiterar esse pedido. Acho que o Centro da nossa cidade, a gente precisa dar essa atenção", comentou.
Aprovações — Além da indicação legislativa de Kassiano, a Câmara aprovou outra indicação e cinco projetos de lei. O vereador Leon Gomes apresentou a indicação legislativa 0869/2024 que encaminha anteprojeto de Lei sobre a oferta de merenda escolar adequada para alunos diabéticos, hipertensos ou obesos na Rede Pública Municipal de Ensino e dá outras providências.

Do Gabinete do Prefeito, o projeto de lei 0046/2024, que altera a lei municipal 8.150, de 26 de março de 2010; e o projeto de lei 0047/2024, que altera a lei municipal 8.292, de 13 de abril de 2012, foram aprovados em regime de urgência.

Em segundo turno, os vereadores aprovaram os seguintes textos: projeto de lei 0260/2023, de autoria de Bruno Vianna, que institui o Dia Municipal da Limpeza de Rios e Mares do Município de Campos dos Goytacazes; projeto de lei 0217/2023, de Igor Pereira, que institui a campanha municipal “Por uma Infância sem Racismo”; e o projeto de lei 0181/2022, de Leon Gomes (PDT), que dispõe sobre realização de seminário para conscientização e ensinamento das consequências do uso de drogas para pessoas, a sua família e a sociedade.

A redação final dos projetos também foi aprovada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS