Cargos comissionados que pretendem tentar uma vaga na Câmara são exonerados
Conforme previsto, a Prefeitura de Campos passa a contar com novos secretários e ocupantes de outros cargos públicos de relevância no Executivo municipal. Isso porque boa parte da equipe do prefeito Wladimir Garotinho, que pretende concorrer as eleições municipais, teve que deixar seus cargos seguindo a legislação eleitoral que obriga a descompatibilização seis meses antes das eleições de 6 de outubro para aqueles que serão candidatos. A mudança terá também reflexo na Câmara Municipal, para onde retorna o vereador Fábio Ribeiro (PSD a caminho do PP), que estava há um ano e três meses na secretaria municipal de Obras. Quem saiu foi o suplente Álvaro Oliveira (PSD indo, inicialmente, ao Republicanos), que é o atual líder de governo no Legislativo.
Entre o outros nomes do primeiro escalão que foram exonerados em função da disputa à Câmara está o do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; das ex-veradoras Josiane Morumbi e Rosilane Tavares, que exerceram, respectivamente, os cargos de subsecretárias de Políticas para Mulheres e de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; o do secretário de Educação, Marcelo Feres, que é pré-candidato pelo PDT; o secretário de Saúde em exercício, Maninho Gonçalves (a caminho do PP); o de Administração, Wainer Teixeira; e o de Ordem Pública, Jackson Sousa. A subsecretária adjunta de Densenvolvimento Humano e Social, Grazielle Gonçalves de Sá, também foi exonerada em função do prazo de desincompatibilização.
Outra exoneração foi do secretário de Governo, Angêlo Rafael. Na Saúde saiu também para se candidatar o diretor do Centro de Controle e Zoonoses, Carlos Morales. Na lista de subsecretários saiu Diego Dias, da Iluminação Pública. Já Álvaro César, da Agricultura, foi confimardo para assumir mandato na Câmara, após a cassação de seis vereadores. Outro integrante direto do governo Wladimir Garotinho (PP) que deixa o cargo é o assessor Dudu Azevedo, apontado como o pré-candidato de maior apoio do prefeito.
Da área da cultura, saiu a presidente da Fundação Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, e a vice-presidente Fernanda Campos foi nomeada para assumir o cargo.
Da Guarda Municipal foi exonerado o comandante Wellington Levino e em seu lugar foi nomeado Alex Anselmet, que era subcomandante.
Nomeações
Na secretaria de Obras, o cargo ocupado por Fábio Ribeiro foi dado a Fabrício Viana Ribeiro. Já para a secretaria de Administração e Recursos Humanos foi nomeado Felipe Augusto Almeida, que era subsecretário de Gestão de Pessoas na mesma pasta.
Na Educação, com a saída de Marcelo Feres, assume Tânia Maria Alberto, que exercia a função de diretora pedagógica.
A direção do CCZ foi assumida por Luciano de Souza Barros. Gilmar Nogueira Pessanha foi nomeado como subsecretário de Iluminação Pública.
Na subsecretaria de Agricultura, Robson Vieira foi nomeado para o cargo de subsecretário. Já na Ordem Pública assume Maxwell de Araújo.
Para o lugar de Dudu Azevedo, Wladimir nomeou Victor Menezes Alves de Azevedo. Já as subsecretarias de Política para Mulheres e de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ficaram com Layla Pinto Tavares e Raylani Rangel, respectivamente.