Confusão marca audiência sobre desordem urbana na Câmara de Campos
20/10/2023 14:10 - Atualizado em 21/10/2023 00:58
  • Confusão durante a audiência (Foto: Genilson Pessanha)

    Confusão durante a audiência (Foto: Genilson Pessanha)

  • Confusão durante a audiência (Foto: Genilson Pessanha)

    Confusão durante a audiência (Foto: Genilson Pessanha)

  • Confusão durante a audiência (Foto: Genilson Pessanha)

    Confusão durante a audiência (Foto: Genilson Pessanha)

Uma audiência pública para tratar da desordem urbana foi marcada pela desordem na Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (20). Muita gente ficou de fora do plenário. Com isso, uma grande multidão foi formada. A situação se deu porque muitas pessoas não conseguiram se inscrever para entrar no plenário que tem capacidade para 250 pessoas. A PM informou que só entraria quem tivesse feito a inscrição, no entanto o prédio foi invadido e houve empurra-empurra e denúncia de agressão. Cerca de 20 viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar, incluindo o Segurança Presente, foram deslocadas para o local. O trânsito foi interrompido no trecho da avenida Alberto Torres, em frente ao Legislativo, o que levou transtorno a motoristas que foram pegos de surpresa.
A Polícia Militar acompanha a situação fora da Câmara
A Polícia Militar acompanha a situação fora da Câmara / Foto: Rodrigo Gonçalves
Com o tumulto, algumas pessoas alegaram que foram agredidas pelos seguranças da Câmara, como a coordenadora do Centro Pop, Maria Júlia Lessa. Ela disse que um dos agentes fechou o portão e a machucou. Em seguida, já no plenário, a servidora falou que vai registrar um boletim de ocorrência pela agressão que diz ter sofrido. Sobre esse episódio, a Câmara informou que ela solicitou as imagens de câmera, que serão cedidas pela Casa.

A Câmara ainda emitiu uma nota falando sobre a confusão generalizada no início da audiência. “A Câmara Municipal de Campos confirma que suas dependências foram invadidas no início da tarde de hoje. A Polícia Militar e a segurança da Casa foram acionadas para conter as pessoas que tentaram entrar no plenário Álvaro Lopes Vidal, sem estarem inscritas para a audiência pública”, disse.

A audiência, que estava marcada para às 14h, começou com pelo menos uma hora de atraso e tem a participação dos deputados estaduais bolsonaristas Felipe Poubel (PL), Alan Lopes (PL) e Rodrigo Amorim (PTB), aliados de Rodrigo Bacellar na Alerj. Até por volta das 15h30, os políticos vindos do Rio ainda não haviam chegado na Câmara, no entanto um deles postou que já estava na cidade, onde passaram no Hospital Geral de Guarus (HGG) para uma fiscalização. Porém, os deputados chegaram no plenário às 16h sob aplausos do público. Como adiantado pelo Blog Opiniões (aqui), a confusão já estava prevista. Além das recentes confusões de rua em que se meteu, Amorim é mais conhecido por ter quebrado na eleição de 2018 a placa da ex-vereadora carioca Marielle Franco (Psol), executada a tiros em março daquele ano.
Veja o vídeo que mostra a confusão:
Alguns vereadores da base reclamam que não teriam recebido, com antecedência, um link para inscrições de acesso ao plenário para o público. Em nota, a Câmara informou que o link foi disponibilizado desde quinta-feira (19) no site e também foi divulgado através da imprensa. 
Segundo o vereador Juninho Virgílio (União), o presidente da Câmara de Campos, Marquinho Bacellar, ao ser questionado por ele na última sessão, informou que o acesso ao público na Casa seria dado uma hora antes do início da audiência e que a mudança de procedimento não foi comunicada ao gabinete dos vereadores. “Já que ele tinha dito na tribuna que não teria a inscrição, ele pelo menos tinha que encaminhar para os gabinetes dos vereadores. Vocês da imprensa receberam a informação, e nós vereadores, que questionamos como seria em plenário, não fomos informados nem por telefone, mensagem de WhatsApp ou e-mail institucional”, comentou o vice-líder do governo.
Veja a nota da Câmara:
A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes garante acesso a suas dependências a todo cidadão. Porém, o Plenário Álvaro Lopes Vidal possui lotação máxima de 250 pessoas, em obediência à legislação do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
Em virtude da repercussão da audiência pública marcada para às 14h desta sexta-feira (20) e a alta demanda de pessoas interessadas em participar da discussão, a Câmara Municipal disponibilizou ao público, na tarde da quinta-feira (19), um link para inscrição no evento. Dessa forma, o Legislativo garante a participação da população e a segurança de todos.
A Câmara Municipal ressalta que o link para inscrição do público foi amplamente divulgado, por meio dos veículos oficiais de comunicação da Casa (site e redes sociais), assim como em comunicado divulgado à imprensa, proporcionando a mesma publicidade destinada aos comunicados de audiências públicas.
A audiência será transmitida, ao vivo, por meio do canal da TV Câmara no Youtube. Os interessados também podem assistir à transmissão pelo Foyer do Palácio Nilo Peçanha, respeitada a lotação.
Deputados bolsonaristas fazem fiscalização no HGG, em Campos
Antes da audiência, os deputados estaduais bolsonaristas Felipe Poubel (PL), Alan Lopes (PL) e Rodrigo Amorim (PTB) realizaram uma fiscalização no Hospital Geral de Guarus (HGG). De acordo com a Secretaria de Saúde de Campos, o diretor e médico Vitor Mussi recebeu os parlamentares e apresentou informações sobre a unidade, que segundo a pasta, na atual gestão passou de 2 mil para 5 mil atendimentos/mês, e de 96 para 147 leitos, abrindo uma Nova Emergência.
Através das redes sociais, algumas informações foram publicadas dizendo que o diretor da unidade teria sido detido pela Polícia Civil, o que foi negado pela Prefeitura. “Não houve detenção. O médico não saiu ou foi retirado do hospital em momento algum, tendo, desde as 13h, continuado a cumprir seu turno de trabalho normalmente na unidade, onde se encontra até agora”, disse a Secretaria de Saúde.
Apesar da Prefeitura informar que ele não foi detido, a fiscalização no HGG está sendo acompanhada pela Polícia Civil, que ainda não deu informações sobre a ação.
Acompanhe ao vivo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS