Mutirão de limpeza de praia recolheu 1,4 toneladas de resíduos nas areias de Iquipari
24/09/2024 16:54 - Atualizado em 24/09/2024 16:55
  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

A Reserva Caruara, em parceria com o Porto do Açu, realizou o mutirão de limpeza de praia marcando o Dia Mundial da Limpeza (World CleanUp Day), no último sábado (21). Cerca de 300 voluntários recolheram 1,4 toneladas de resíduos nas areias da praia de Iquipari, em frente ao Centro de Visitantes da Reserva Caruara, que serão reciclados ou terão o descarte feito de forma correta e responsável. Tivemos também a coleta de lixo eletrônico realizada pelo Projeto Circuito Verde do Instituto Federal Fluminense Campus Guarus.

Através da parceria com o Recicle Bem, a Reserva Caruara e a Porto do Açu converteram o resultado dos resíduos coletados na doação de 60 cestas básicas que serão entregues ao Instituto Coração Gigante, que desenvolve trabalhos sociais com a comunidade local de Grussaí.

A atividade deste ano recebeu o apoio das empresas Vast Infraestrutura, Dome, GNA, Ambipar, Unimed, Recicle Bem, SESC, da ONG Praia com Vida, da Universidade Estadual do Norte Fluminense e da Prefeitura de São João da Barra. Tivemos também a participação da Associação de Moradores do Açu (AMA) e dos Projetos Ciência pra Gente, Educação Ambiental para a Costa Saudável (ECOS) e Educação Ambiental Costeira de Qualidade (EACOS).

“O engajamento voluntário da comunidade e dos nossos parceiros foi fundamental para o sucesso da ação e para abordar de maneira prática e colaborativa temas de educação ambiental, um dos principais pilares de atuação da nossa Reserva. A responsabilidade pela conservação ambiental é coletiva e nós da Reserva Caruara estamos fazendo a nossa parte para revertermos o cenário de poluição global nos mares e oceanos”, analisa Caio Cunha, Gerente de Relações Portuárias e da Reserva Caruara.

O Programa Nacional do Pacto Global da ONU, Blue Keepers, também esteve presente com uma equipe participando do mutirão. Na sexta-feira, o grupo, em parceria com o Porto do Açu, realizou um treinamento de capacitação para os colaboradores sobre o protocolo de coleta amostral e sistematização de dados de pesquisa.

Em setembro, o Centro de Visitantes da Reserva Caruara comemorou dois anos de abertura ao público. Nesse tempo, a Reserva já recebeu mais de 32 mil visitantes, 225 visitas de Instituições de Ensino e mais de 100 programações especiais.

Sobre a Reserva Caruara
A Reserva Caruara é a maior unidade de conservação de restinga privada do país, criada e mantida de forma voluntária pelo Porto do Açu, cuja sede de ecoturismo, totalmente gratuita, foi aberta ao público em setembro de 2022. Desde o início da operação, em 2012, foram restaurados mais 1.300 hectares reflorestados com vegetação nativa.

O Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas, realizado em parceria com a Fundação Tamar e mantido por empresas do Porto, registrou nos últimos 15 anos um total de 22,4 mil ocorrências reprodutivas, com nascimento de 1,3 milhão de novos filhotes.

As pesquisas científicas continuam crescendo e já somam 54 ao todo. Esses números mostram a importante contribuição do Porto na conservação da biodiversidade da região. Além disso, com as atividades do Centro de Visitantes, aberto ao público ao longo do ano, o Porto promove ações de educação ambiental e turismo sustentável que em 2023 recebeu 17,8 mil visitantes e 172 escolas.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS