'Peixe do fim do mundo' é encontrado morto em Atafona
Dora Paula Paes 06/09/2024 19:53 - Atualizado em 06/09/2024 21:38
Reprodução vídeo
Um peixe-remo, também conhecido com "peixe do fim do mundo", foi encontrado morto na praia de Atafona, em São João da Barra, nesta sexta-feira (6). Por ser um peixe que vive nas profundezas do oceano, geralmente, encontrado a até 1.000 metros de profundidade, esse peixe raramente é visto nas superfícies. Porém, quando isso ocorre, acaba por despertar medo na população, pois, segundo as lendas, ele “prevê terremotos”. Acredita-se que ele tenha chegado até a praia por conta dos navios de outros países que chegam ao Porto do Açu.
Segundo informações do biólogo Marcos Machado ao site Parahybano, que analisou o vídeo de uma moradora da praia, e seria um peixe-remo. À Folha, Marcos disse que pelo vídeo fez a identificação, chegou a fazer contato com a Uenf para realizar estudos, porém, ao ir ao local, nesta sexta, onde ele foi visto, já não o encontrou.
— Entrei em contato com a moça que fez o vídeo e ela informou que encontrou o peixe morto na manhã de quinta-feira (5), por volta das 8h. Como não o encontrei, existem duas possibilidades: alguém passou e viu o peixe e carregou, ou como ele estava bem na beira da praia, a maré mais alta à noite levou a carcaça de volta para dentro d'água. Mas, pelo vídeo, é o animal sim, e muito raro de ser visto, porque ele vive em áreas muito profundas. E pode ter vindo por água de lastro de navio. Ele é mais comum na Ásia — disse o biólogo.
A espécie marinha flutua e pode chegar a até 11 metros de comprimento. Ele ficou bastante conhecido após o terremoto de 2011 no Japão, por estar associado a desastres naturais, na cultura oriental.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS